Você iniciou seu negócio, seu site foi lançado e você está muito animada para que todos os seus novos clientes a vejam.
Mas, o tempo passa e você fica sentada lá, sentindo-se desanimada e perguntando-se por que não está obtendo o tráfego e o alcance do site que você deseja e merece.
Você analisou outros negócios em seu setor e notou todos os comentários de blogs, visualizações e seguidores do Instagram.
Você se esforçou muito para fazer um site bonito e, no entanto, a pergunta continua rolando em sua mente: ‘Por que não consigo o mesmo tráfego de fulana? O mesmo alcance?‘
Soa familiar?
Portanto, agora vou lembrá-la da palavra que provavelmente você está tentando ignorar.
SEO.
Sim, essa coisa.
O termo que parece muito técnico e confuso e você nunca teve tempo ou não teve interesse suficiente para se sentar e pesquisar mais a fundo.
É por isso que escrevi 5 dicas fáceis de SEO que você pode aplicar hoje mesmo para ajudar a aumentar o tráfego do seu site e a classificação dele no Google.
EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE É SEO?
SEO significa Search Engine Optimization . Como o Google explica, “é o processo de maximizar o número de visitantes de um determinado site (tráfego do site), garantindo que o site apareça no topo da lista de resultados retornados por um mecanismo de pesquisa”.
POR QUE SEO É IMPORTANTE?
Quando alguém pesquisa o que sua empresa / blog oferece, é claro que você deseja que ele o encontre. No entanto, a Internet é um lugar grande. Com mais de 1,8 bilhão de sites ativos, você precisa aprimorar seu SEO para poder ter a vantagem e ser notado.
ENTÃO, COMO POSSO MELHORAR MEU SEO?
Primeiramente gostaria de esclarecer que ao seguir essas dicas, não garantirá que seu site apareça em primeiro lugar na lista do Google. O objetivo é sempre esse, mas a concorrência é grande e a ideia é, pelo menos, obter uma classificação mais elevada que atual.
Dito isso dito, vamos às 5 dicas fáceis de SEO.
>>> Veja também Pinterest SEO: dicas para aumentar o Tráfego do seu blog em 2021
1) PESQUISA DE PALAVRAS CHAVE
Antes de começar, é muito importante começar a fazer algumas pesquisas de palavras-chave para o site / blog de sua empresa. Isso é feito para que você compreenda o que seu cliente em potencial está procurando ao tentar encontrar sua empresa.
É uma ótima ideia começar com um mecanismo de pesquisa, como o Google. Simplesmente, comece a anotar todas as palavras-chave / frases que vêm à mente quando você pensa no seu negócio.
Ex.: Se você tem um site que vende aulas de ioga em BH, comece digitando aulas de ioga em BH na pesquisa do Google e veja que empresas e profissionais surgem e observe quais palavras-chave e frases elas usaram para obter uma classificação elevada no Google.
Não se esqueça de incluir:
- Sua área
- Seus serviços / produtos
- Para quem você os fornece
- Seu nicho
- Seu Ponto de Venda (se houver)
Outros ótimos recursos para encontrar palavras-chave são o Google Keywords Planner, KWFinder e Ubbersugest.
Digite suas palavras-chave selecionadas e veja quão populares são e quem mais as está usando. Essa é uma ótima maneira de identificar as palavras-chave que o ajudarão a expor seu site sem sumir na multidão.
Vale olhar também o Youtube e o Pinterest.
Para saber mais sobre o Pinterest, veja esses artigos:
>>> Segredos para o sucesso no Pinterest
>>> Os 5 principais benefícios de uma conta para negócios do Pinterest
2) INCLUA PALAVRAS-CHAVE EM SEU SITE E BLOG
Agora que você tem suas palavras-chave eficazes, é hora de colocá-las em ação. Comece acessando o SEO do seu site e crie um ótimo título e uma descrição a partir de uma combinação de suas palavras-chave.
Por exemplo: Digamos que você precise criar um ótimo título para seu negócio de web design.
Título: [Nome da Empresa] | Web design profissional para músicos em Salvador
Oferecemos sites responsivos e interativos para ajudar músicos a se destacarem na multidão e se conectarem com seu público. Com sede em Salvador e dez anos de experiência.
Se você tem um blog, adicionar suas palavras-chave ao conteúdo pode ser muito benéfico!
3) DICAS FÁCEIS DE SEO: ALTERE O IMAGE ALT TEXT
Ao adicionar uma imagem ao seu site ou blog, você já reparou na caixa de Alt text?
Bem, pode ser super útil. Isso é usado porque o Google tem dificuldade em classificar imagens usando SEO porque não foi ensinado a ler imagens como faz com texto.
Portanto, adicionar palavras-chave e descrever a imagem para o Google pode ajudar seu site a ter uma classificação mais elevada.
Agora, analise todas as imagens do seu site e comece a preencher o espaço de Alt text com palavras chaves que descrevam as imagens e conteúdo relacionado a elas!
4) MANTENHA O URL CURTO
Adeus urls superlongos-e-desnecessários e olá, curtos e diretos!
Então você clicou em uma postagem do blog e ela o levou a:
http://www.nomedoseusite.com.br/blog/como-criar-um-blog-otimizado-para-ser-encontrado-nas-primeiras-paginas-dos-mecanismos-de-buscas-como-google-e-pinterest
Em primeiro lugar, deve ser muito chato tentar vincular este post a qualquer mídia social, mas também não é necessário. Embora o seu blog adicione automaticamente o título do seu blog ao final da sua URL, ele é totalmente personalizável e acho que você deve tirar vantagem disso.
Todo o seu URL precisa de palavras-chave. Não apenas para diferenciar as URLs de sua postagem no blog, mas para que seja fácil de lembrar e o Google tenha mais facilidade para entendê-la.
http://www.nomedoseusite.com.br/blog/5-dicas-faceis-de-seo
5) LINK BUILDING
Quanto mais sites ativos com links para o seu site – que também pode ser qualquer menção à sua página, site ou marca – ajuda o Google a saber que seu site é legítimo e pode ter algum tipo de autoridade. E aí, o Google usa isso como uma forma de classificá-lo melhor nos resultados de pesquisa.
Faz sentido, certo?
Ótimas formas de link building podem ser através de guest post, juntando-se a um diretório de site, postagens de blog ou, se você for um designer de site, adicionando seu link ao rodapé do site do cliente.
Você pode ver a quais sites está vinculado usando o Google Search Console.
No final do dia, aprimorar o SEO do seu site deve se tornar um projeto recorrente. Tendências e pesquisas mudam o tempo todo e você deve atualizar constantemente seu site para continuar subindo na escada do ranking, na esperança de chegar ao primeiro lugar e obter mais tráfego no site.
Outro buscador que também se utiliza de SEO é o Pinterest e, se você ainda não está usando a plataforma não perca tempo e veja esse artigo.
Outros posts que você pode gostar:
>>> Como converter o tráfego do Pinterest em vendas