5 etapas para encontrar seu nicho de negócios e definir seu cliente ideal

Quando comecei a definir a cliente ideal para o nicho de negócios que escolhi, a ideia de definir essa ‘cliente ideal‘ nos mínimos detalhes pareceu assustadora. 

Achei que, ao fazer isso, estaria rejeitando muitos clientes e negócios em potencial, o que, para uma empreendedora iniciante, é assustador!

Mas me escute. Escolher um nicho de negócios e definir o seu cliente ideal não significa que você tenha que recusar negócios que não se enquadrem em sua categoria. Principalmente se você está começando e precisa de experiência para ganhar dinheiro. Significa apenas que sua empresa tem uma direção mais clara, pois você sabe exatamente quem está tentando atingir e com quem deseja trabalhar.

ENTÃO, POR ONDE VOCÊ COMEÇAR?

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ENCONTRE SEUS PRODUTOS / SERVIÇOS DE ALTO VALOR.

Em primeiro lugar, escreva uma lista de todos os serviços que você oferece atualmente.

Exemplo: você é uma webdesigner e designer de marca e seus serviços de design incluem sites, logotipos, cartões de visita, panfletos, folhetos, anúncios, gráficos de mídia social, capa de álbum, gráficos de blog e papel timbrado.

Agora identifique seus serviços de alto valor. Isso não significa necessariamente seus serviços mais caros, mas os serviços que são mais valiosos para seus clientes e são solicitados com mais frequência.

ESTA SERÁ A SUA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO E O PRINCIPAL SERVIÇO DO SEU NEGÓCIO

Além de ser muito mais fácil e menos estressante para você se concentrar em um serviço, você pode começar a prosperar nessa área e se tornar uma especialista. (Lembre-se: as pessoas confiam e procuram especialistas).

Afinal, você não pode ser tudo para todas as pessoas o tempo todo. 

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SEJA MAIS ESPECÍFICA SOBRE O SEU SERVIÇO

Oferecer um amplo serviço, como web design, é ótimo, mas pense nisso com mais detalhes. No que você é ótima e sobre o que você tem muito conhecimento?

Exemplo :

Que estilo de design de site?

Qual plataforma você usa?

Seu serviço inclui codificação?

Qual é o tempo de espera?

Você é especialista em web design de animação personalizada?

Você fotografa as imagens para os sites ou tem acesso a um banco de dados pago com essa finalidade?

Quanto mais específica você for sobre o serviço que oferece, mais fácil será atrair os tipos certos de clientes. Por exemplo, se você segmentar seus serviços de design de site para o design de site WordPress, você só estará atraindo clientes que têm ou desejam um site WordPress.

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ENCONTRE QUEM VOCÊ GOSTA DE TRABALHAR

Obviamente, isso vem com o tempo e a experiência, mas uma vez que você tenha essas duas coisas, será facilmente capaz de apontar os ‘clientes pesadelo’ e os ‘clientes ideais’.

Pense em quem são seus clientes ideais e veja se consegue detectar alguma semelhança. Por exemplo, sua ocupação, sexo, idade, estilo de vida, salário etc.

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IDENTIFIQUE UM PROBLEMA COMUM PARA ESSE GRUPO ESPECÍFICO DE PESSOAS

Ao identificar claramente um problema comum para seu público-alvo, você pode simplesmente criar seu produto ou serviço para resolver esse problema. (Isso é basicamente o que são negócios e marketing)

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Exemplo: você é uma Web Designer de WordPress e gosta de criar designs femininos. Você sabe que é melhor trabalhar com outras mulheres empresárias e blogueiras de beleza. Você percebe que a maioria das blogueiras de beleza tem dificuldade em tornar seus blogs únicos e atraentes e também não tem tempo para tentar projetá-los sozinhas.

Inclusive, se você estiver procurando um tema para sites com designs femininos como o Foco no Digital, recomendo os temas Bluchic.

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CRIE UM PRODUTO OU SERVIÇO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA

Exemplo: você pode criar temas ou modelos WordPress especialmente com blogueiras de beleza em mente. Ou você pode oferecer um design de site WordPress para blogueiras de beleza (certifique-se de que seu portfólio seja totalmente compatível).

Tenha claro o que você oferece, a quem oferece e como isso resolve um problema comum.

Fique ligada: é indicado que você continue a refinar seus serviços e seu nicho de negócios a cada seis meses / ano.

Como encontrar seu nicho de negócios e definir seu cliente ideal
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Isa Tenga