Desenvolver a habilidade de escrever títulos e subtítulos poderosos para seus artigos de blog, páginas de produtos, gráficos de mídia social e outras áreas de seu negócio online pode ser a tarefa mais importante e lucrativa que você pode realizar!
“Em média, 5x mais pessoas lêem o título do que lêem o texto do corpo.”
David Ogilvy
Ou seja, as pessoas veem o título 5 vezes mais do que a própria postagem.
Cada título é como um mini-discurso de vendas que precisa atingir seu público ideal, identificar um problema ou ponto de dor e oferecer uma solução atraente… tudo dentro de um espaço conciso de 6 a 8 palavras. É muita pressão!
Subestimar o valor de um título incrível pode ser um erro caro que resultará em menos tráfego, assinantes para sua lista de emails e vendas. A qualidade dos seus títulos pode ser um fator determinante entre o grande sucesso e o morno interesse pelo seu negócio online.
Felizmente, centenas de estudos foram realizados para avaliar a eficácia de várias estratégias e identificar o que há em um título que faz as pessoas clicarem ou rolarem por ele.
Reuni essas orientações nesse post para te ajudar a escrever títulos e subtítulos poderosos.
Para sua informação, não tente encaixar todas as 25 dicas em cada título. Encontre as dicas mais adequadas para o seu assunto e faça com que seus títulos brilhem!
# 1 ENTREGUE O PONTO-CHAVE
Em primeiro lugar, seu título ou manchete deve transmitir o tópico ou ponto-chave do seu artigo ou post. Ao transmitir uma imagem clara do que esperar do seu artigo, você obterá uma resposta melhor de seu leitor ideal.
# 2 SEJA CONCISA
Ao escrever manchetes e títulos, você deseja que seu título seja curto e direto ao ponto. A prolixidade e os termos vagos não costumam cair bem em qualquer cenário, mas quando se trata de títulos… costumam fazer um grande estrago.
Por isso, escolha os termos mais concisos. Procure por sinônimos e termos relacionados que possam adicionar clareza e força ao título. Não tenha medo de reescrever seu título de uma dúzia de maneiras diferentes até encontrar a maneira mais sucinta de expressar seu pensamento.
# 3 GANHE-OS COM UM BENEFÍCIO OU PROBLEMA RESOLVIDO
“O que eu ganho com isso?” é uma frase que você deve manter em mente. Isso é o que o seu leitor está pensando quando ele / ela está lendo seu título, seu blog, suas páginas de produtos, etc. As pessoas estão online procurando soluções para seus problemas e pontos fracos.
Os títulos mais eficazes identificarão um problema e oferecerão uma solução em uma frase curta. Ajude-os a visualizar um futuro melhor com a solução que você oferece. Quando eles puderem ver o que eles ganham e perceber os benefícios potenciais que podem obter, eles clicarão todas as vezes!
# 4 FOCO EM “QUEM” NÃO “POR QUÊ”
As pessoas querem saber: “Isso se aplica a mim?” Deixe claro quem se beneficiará com seu título. É para mulheres ou homens? Para crianças ou idosos? Para quem quer emagrecer ou ganhar massa? Se você puder restringir seu cliente ideal, obterá mais cliques do público-alvo e as conversões aumentarão.
# 5 FOCO NO MEDO
Todos nós temos o medo embutido de cometer grandes erros, sofrer humilhação ou perder. Inconscientemente, estamos sempre procurando maneiras de evitar estar nessa situação.
As manchetes que focam nos medos negativos contra os quais todos lutamos recebem altas taxas de cliques porque prometem ajudar as pessoas a evitar essas circunstâncias dolorosas. Usar palavras de alerta como as da lista abaixo pode desencadear essa necessidade de autopreservação.
- Risco
- Erro
- Alarme
- Proibido
- Censurado
- Limitado
- Estranho
- Suspeito
- Corrupto
- Perigoso
# 6 MAS NÃO EXAGERE NO APELO
Embora você queira que seus títulos levem as pessoas a clicar, tome cuidado para não exagerar. Dizer a alguém que “tem que” ou “absolutamente deve” pode ter um efeito negativo. Talvez todos nós tenhamos uma tendência rebelde dentro de nós que se irrita quando sentimos que estamos sendo coagidos desnecessariamente.
Da mesma forma, títulos que implicam severidade de “vida ou morte” ou usam linguagem extrema onde o resultado não é garantido são rotulados como “isca de clique” e desenvolvem uma má reputação. A maioria de nós clica nesse tipo de link e revira os olhos trinta segundos depois, quando percebe que foi iscado pelo título. Não seja essa profissional! Use uma linguagem convincente, mas seja honesta.
# 7 DESTAQUE OS BENEFÍCIOS
Explique ao seu leitor em termos claros os benefícios que ele obterá ao ler seu artigo ou visitar sua página. Essa técnica funciona especialmente bem com uma postagem de lista. Use palavras como estas para destacar os benefícios:
- Dicas
- Ideias
- Segredos
- Maneiras
- Truques
- Fatos
- Razões
# 8 CRIE TÍTULOS COM SEIS A OITO PALAVRAS
Estudos têm mostrado que títulos com 6 a 8 palavras são os mais clicados. Se você usar menos palavras do que isso, provavelmente não está transmitindo uma imagem clara do que é o seu artigo. Se usar mais, muitas palavras são cortadas nos resultados da pesquisa, tornando sua mensagem incompleta.
# 9 MANTENHA MENOS DE 70 CARACTERES
O Google mostra até 70 caracteres nos resultados da pesquisa. Se o seu título contiver mais que 70 caracteres, ele será cortado. É mais provável que as pessoas cliquem em um título que apresente uma mensagem clara e completa. Trabalhe com os parâmetros do mecanismo de pesquisa para obter melhores resultados.
Se estiver usando o plug-in Yoast SEO em seu site, você pode usar o painel de visualização que mostra como ficará seu título em um resultado de pesquisa do Google. Isso permite que você visualize exatamente o que as pessoas verão e ajuste para obter o máximo impacto.
# 10 USE PALAVRAS DE EMOÇÃO
As emoções são persuasivas! Usar uma palavra que evoca emoções em seu título ou manchete fortalecerá o impacto e aumentará os cliques. Quando você está escrevendo um título, o que você realmente está fazendo é:
- Oferecendo esperança às pessoas por meio de sua solução
- Inspirando-os a agir
- Despertando uma curiosidade avassaladora
- Jogando com seus medos
- Incentivando a empatia em relação às suas opiniões e/ou sentimentos
Em todos esses casos, você está falando às emoções deles, e algumas palavras evocam mais emoção do que outras. Ao usar palavras cheias de emoção em seu título, você acionará suas emoções e provocará uma reação – ou um clique!
# 11 INCLUA SUA PALAVRA-CHAVE
Usar uma palavra-chave em seu título ajudará você a se classificar nos motores de busca. Se você estiver criando títulos e subtítulos poderosos para mídia social, usar um termo de pesquisa em sua manchete permite que seu leitor veja imediatamente o tópico que está procurando nas imagens, garantindo a eles que esta postagem ou página do blog conterá as informações que está procurando.
# 12 OTIMIZE PARA AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR E, PARA O GOOGLE EM SEGUNDO
Certifique-se de que seu título ou manchete sejam lidos sem problemas. Muitas vezes, blogueiras e blogueiros se esforçam demais para incluir palavras-chave e técnicas de otimização e acabam com uma frase estranha que não parece natural.
Embora você queira trabalhar com os mecanismos de pesquisa e obter o máximo de tração do seu título, é mais importante que as pessoas se identifiquem com ele e queiram clicar.
# 13 COLOQUE PESO NAS PRIMEIRAS 3 E ÚLTIMAS 3
Estudos mostram que as pessoas se concentram nas três primeiras palavras de um título e nas três últimas palavras mais do que no meio. Para aproveitar esse fato, coloque suas frases-chave no início e no final.
# 14 USE FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE TÍTULOS
A Internet oferece algumas ferramentas incríveis para ajudá-lo a escrever os títulos e manchetes mais fortes possíveis. Os analisadores de títulos usam algoritmos complexos para avaliar seu título potencial e oferecem análises sobre os pontos fortes e fracos de suas escolhas de palavras e conselhos para torná-los mais fortes.
A notícia triste é que a maior dessas ferramentas de análise de títulos é em inglês.
Aqui vai uma dica para todos vocês, perfeccionistas – não fiquem chateados se não conseguirem nota 100. Com a maioria dos analisadores que usei, uma pontuação de 70 ou mais é exemplar. Na verdade, não importa o quanto eu tenha tentado, nunca consegui uma pontuação acima de 78. O objetivo não é escrever um título perfeito, mas melhorar suas ideias até encontrar a melhor opção possível.
Aqui estão vários analisadores de títulos ou geradores de títulos que você pode experimentar.
SEOPressor – um plugin wordpress
# 15 USE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS EM SEUS TÍTULOS
Estudos mostram que títulos em que a primeira letra da primeira palavra e de quaisquer nomes próprios são exibidos em maiúsculo e todas as outras palavras começam com letras minúsculas tendem a parecer mais coloquial do que outros formatos de título.
Mas, se você tem um blog muito formal ou acadêmico, pode preferir usar a caixa alta em todas as palavras do título, mas a maioria dos blogs busca aquela sensação de proximidade que é melhor transmitida com o primeiro modelo.
10 Títulos de blog que impulsionam o tráfego do seu site
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# 16 LISTAS NUMERADAS
Títulos com um número no título recebem mais cliques do que qualquer outro tipo de título. As mulheres os preferem ainda mais do que os homens. Os números ímpares recebem mais cliques do que os números pares.
59 Títulos para atrair milhares de cliques,
12 maneiras estratégicas de usar o Pinterest
# 17 COMO
Este é autoexplicativo. Se você escreve uma postagem que explica um processo ou entrega um tutorial, o formato “Como fazer” é uma ótima escolha!
Como ________________
Como escrever conteúdo escaneável para seu blog
Como nomear pastas do Pinterest para atrair cliques
Como encontrar os melhores elementos no Canva
# 18 ESTUDOS DE CASO
Você recentemente executou um experimento ou testou alguma técnica nova? Publicar os resultados de um estudo de caso oferece informações privilegiadas valiosas!
Exemplos com links
Como eu fui ________________ em um mês
# 19 LIÇÕES APRENDIDAS
As pessoas adoram ler uma recapitulação que compartilhe os insights que você ganhou com a experiência. Quando você alcançou uma realização significativa ou sofreu um grande revés, compartilhe o que você aprendeu e use este formato para o seu título.
7 lições que aprendi com ______________
5 lições que aprendi ao lidar com a incerteza
# 20 RAZÕES POR QUE
Quando você está apresentando um argumento convincente para uma causa, listar uma série de razões pelas quais uma pessoa deve seguir seu conselho é uma forma eficaz de formatar sua postagem no blog e seu título.
15 razões pelas quais você precisa ____________________
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# 21 PERGUNTA PROVOCATIVA
Já se sentiu atraído por uma pergunta convincente que fala diretamente a um problema com o qual você está lutando? Ou aquele que desperta sua curiosidade? A pergunta provocativa pode criar um título que vale a pena clicar.
Você está ____________________?
# 22 TÍTULOS PARA NOVIDADES
Anúncios sobre novos produtos ou grandes mudanças em seu negócio online são mais bem representados com o título de estilo “notícias”.
Anunciando o lançamento de _______________!
# 23 DIRETO E ESPECÍFICO
Por que fazer rodeios ou dar dicas quando você pode ir direto ao ponto? Um título que expressa um benefício em linguagem clara e direta pode ter um impacto poderoso.
Pegue seu ____________ grátis
# 24 COMANDO
Diga ao seu leitor o que ele precisa fazer para obter um benefício específico. Você está mirando no ponto fraco deles, oferecendo uma solução que envolve uma ação simples da parte deles.
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# 25 IRRESISTÍVEL
Despertar a curiosidade do seu leitor é uma forma de criar títulos irresistivelmente clicáveis. Soltar uma notícia sobre segredos suculentos ou alertar sobre consequências negativas é o suficiente para fazer qualquer um clicar.
Por que você não pode pagar ______________
Aí está: 25 dicas para escrever títulos fortes e irresistíveis! Lembre-se: a escolha minuciosa do título é tempo investido, porque ele atrairá visitantes para o seu site nos próximos anos. Quanto mais clicável, melhor.
Teste essas técnicas testadas e comprovadas, algumas de cada vez, e veja a que seu público responde. Em seguida, observe como as visitas ao seu site aumentam e o interesse pelo seu blog explode!
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