Você sabe o quê quer … você sabe o quê PRECISA … então aqui está como criar e lançar produtos digitais lucrativos.

Produtos digitais como e-books, cursos online, produtos de áudio, modelos para download, software, etc., são cada vez mais atraentes por causa de seus baixos custos de criação (o investimento principal é seu tempo e experiência) e natureza inerentemente escalável.

Por isso, se ainda não pensou em lançar um produto digital, considere como pode vender produtos digitais com sua empresa. Se você tem um conjunto valioso de habilidades, pense em maneiras de empacotar seus serviços como cursos online ao estilo “faça você mesmo”. Se você é uma designer experiente, talvez empreendedores solo estejam dispostos a comprar modelos de designs feitos por você. 

Se você é uma especialista em qualquer área, posso garantir que há pessoas que pagarão por um aprendizado acelerado por meio de ebooks e vídeos instrutivos.

Para mim, vender produtos digitais é de longe o negócio online mais atraente. Eles são infinitamente escaláveis. Uma vez que você cria os produtos, você tem quase zero custos associados para cada unidade que você vende, e se você fizer um ótimo trabalho promovendo seu produto de forma orgânica você será capaz de obter uma alta classificação nos resultados de pesquisa e trazer novos clientes a um custo muito baixo. E é claro, o tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads) também pode te ajudar a turbinar ainda mais as suas vendas.

Por isso, vamos às etapas….

Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado

1. Valide sua ideia de produto digital

Pense da seguinte maneira: não faz sentido dedicar toda a sua energia por dias, semanas ou meses para construir um produto que ninguém realmente deseja.

Existem milhares de livros autopublicados na Amazon que venderam apenas algumas cópias, geralmente para amigos e familiares do autor, porque eles tratam de um assunto obscuro que nenhum grande público está interessado em aprender.

Sempre pesquise seu mercado antes de começar a criar qualquer conteúdo digital. Pesquise no Google, Youtube, Amazon ou semelhante, pergunte as pessoas… Busque por tópicos de interesse em torno dos quais vc poderia produzir conteúdo digital de forma viável. Depois busque uma frase de palavra-chave específica e avalie a popularidade dessa frase em um período de tempo definido.

A próxima ferramenta que pode te ajudar a validar o sucesso potencial de um produto digital, é o Google Keyword Planner, parte do Google AdWords. Isso permite que você analise o volume de pesquisa mensal e a competição projetada para frases-chave específicas.

Se você puder encontrar uma combinação de alta demanda e concorrência relativamente baixa, isso sinalizará uma grande oportunidade de criar e vender produtos relacionados a essa frase de palavra-chave – se você tiver a estratégia certa e puder fornecer mais valor do que as outras alternativas disponíveis.

Não tenha medo de pedir feedback, contanto que você tenha o cuidado de se certificar de que venha de fontes imparciais. As opiniões de seus amigos e familiares nem sempre refletem 100% de honestidade.

Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado

2. Configure uma lista de espera

As pessoas adoram antecipação. Configurar uma lista de espera também é uma das melhores maneiras de validar sua ideia de produto digital.

Não importa quão bom seja o seu produto se ninguém souber dele. Sua lista de e-mail é um dos seus ativos mais valiosos, portanto, é do seu interesse construir sua lista com clientes em potencial.

Se alguém estiver interessado o suficiente no conceito do seu curso online, produto ou serviço para download, para lhe dar o endereço de e-mail, você sabe que há uma razão em que eles estarão interessados ​​o suficiente para comprar seus produtos digitais quando estiverem no ar.

3. Comece a construir seu público com conteúdo gratuito

Depois de ter uma página de destino em seu site pronta para coletar endereços de e-mail, você precisa começar explicando os motivos para as pessoas acessarem essa página e se inscreverem.

Comece criando algum conteúdo de blog de alta qualidade para seu site e construindo uma lista direcionada de empresas, marcas e influenciadores em potencial que podem estar interessados ​​em compartilhar seu conteúdo com seus públicos. As pessoas dessa lista que você criar também serão grandes clientes em potencial para publicar posts de visitantes para os quais você sabe que o público deles já está preparado. 

Como você determinou seu nicho na primeira etapa desse processo ao validar sua ideia, agora é hora de procurar outros blogs mais bem-sucedidos que cubram o mesmo nicho.

Analise esses blogs e apresente-lhes ideias para postagens que você poderia escrever. Certifique-se de que seus argumentos de venda sejam sobre tópicos semelhantes aos que já cobrem, mas não idênticos aos artigos que publicaram antes.

Você terá que fazer alguns emails antes de ser aceito se estiver apenas começando com sua marca online, mas eventualmente conseguirá alguns posts de convidados e poderá usá-los como uma alavanca para ganhar mais.

A maioria dos blogs permite que você tenha uma pequena biografia anexada à sua postagem e alguns links contextuais relevantes em sua postagem.

Uma maneira de ajudar a acelerar a inclusão de nomes em sua lista é criar um pequeno produto digital que você pode usar como uma “oferta gratuita” em troca de um endereço de e-mail, oferecer um desconto de pré-lançamento ou até mesmo acesso a um webinar ou sessão de coaching grátis.

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4. Crie seu produto digital

Depois de criar uma lista de e-mail ou ter uma comunidade social considerável, você deve ter um fluxo regular de tráfego para seu site, o que garantirá que você gaste mais tempo construindo seus produtos digitais e obtendo feedback antecipado de sua comunidade.

A ideia aqui é concentrar-se em escrever posts com suas frases-chave-alvo para trazer visitantes para suas listas de espera e até pré-venda seu curso online. 

E agora é hora de começar a construir o seu produto. Para muitos, essa é a parte mais difícil de todo o processo – criar realmente o produto digital – simplesmente porque é uma experiência muito nova no início. O ponto importante a lembrar, porém, que uma vez que o material é criado, ele pode ser reutilizado continuamente.

Você pode descobrir que seu público responde bem aos cursos online ou que funciona melhor com ebooks. A verdade é que se você puder ensinar às pessoas uma habilidade que elas valorizam, elas ficarão felizes em pagar por isso

Por fim, olhe adiante durante o processo de criação e considere exatamente como você estará vendendo esses produtos digitais em seu site. Pense em sua página de vendas. Pesquise a concorrências e reflita… Quais ferramentas você usará para configurar as páginas de destino? Qual você usará para receber pagamentos? Você coletará dados do cliente? Onde você armazenará os detalhes do pedido? 

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5. Incorpore feedback e ajuste seu produto

Se você deseja ter sucesso com seus produtos digitais, deseja que eles evoluam com seu público. Ouça o feedback do seu público. É muito mais fácil atualizar um produto digital do que um produto físico, e seus clientes apreciarão receber versões atualizadas. Se eles virem que você continuamente agrega valor ao que compraram, é muito mais provável que comprem seu próximo produto.

Se você estiver realizando algum tipo de treinamento ou cursos online, recomendo administrar um grupo beta em sua turma 01 e torná-lo melhor enquanto você ainda está na fase de criação de seu curso.

Um grupo de pré-lançamento também dará a você a oportunidade de fazer com que seus alunos implementem suas estratégias. Isso deve dar a você alguns ótimos testemunhos para mostrar em sua página de destino assim que você o lançar para o mundo.

Essa turma beta permite que você receba feedbacks e melhore o seu curso, além de dar-lhe depoimentos significativos para usar em sua página de vendas.

6. Alvo e envolvimento de parceiros de lançamento estratégico

Você deve fazer do lançamento de seu produto digital um grande evento. Isso deixará seu público animado, motivado e a campanha publicitária trará a você taxas de conversão mais altas e mais clientes novos.

Quanto mais você puder fazer para envolver outros influenciadores, marcas e blogueiros em seu espaço, melhor. Imagine o seu alcance se você puder fazer parceria com alguém que tem um público substancialmente maior do que o seu, e eles estão interessados ​​nos mesmos tópicos.

Se você conseguir fazer parceria com outra pessoa em seu setor que possa promover o lançamento de seus produtos (normalmente por uma taxa de comissão de afiliado por venda), é uma situação ganha-ganha para ambos.

7. Lance para o seu público e expanda a partir daí

Lançar seu produto digital é apenas o começo. A partir daqui, você pode dimensionar tudo para cima.

Você vai querer configurar uma sequência de e-mails para criar expectativa com o seu público existente. Esse é um dos principais motivos pelos quais você investe tempo na construção de uma lista de e-mail. Concentre-se na programação de pelo menos três a seis e-mails que funcionam em três fases estratégicas:

  • Mostrar o problema ao seu público
  • Agitando o problema
  • Entregando-lhes a solução (seu produto digital)

Depois de lançar o produto digital para sua comunidade pessoal, é hora de avançar e integrar mais afiliados e continuar a blogar e criar mais conteúdo em seu site com o objetivo de trazer mais tráfego orgânico e também investir em tráfego pago.

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Continue testando, aprendendo e multiplicando seu sucesso até que você esteja pronto para começar a construir seu próximo produto digital, com base nas necessidades de seu novo público.

Então, é hora de reiniciar o processo.

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Isa Tenga