18 maneiras de criar conteúdo escaneável para seu blog

Você planejou o seu post, escolheu suas palavras-chaves com cuidado e pensou muito na mensagem que queria compartilhar com o mundo.

Mas ninguém está lendo  suas postagens, muito menos comentando ou compartilhando. O que será que passa?

Se você quer mais leitores, mais engajamento e mais compartilhamento de seu conteúdo este post é para você.

Hoje vamos falar sobre como tornar o seu texto escaneável.

Se você quer mais leitores, mais engajamento e compartilhamento de seu conteúdo veja 18 dicas para tornar o seu texto escaneável e atrativo

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Por que os leitores não lêem todas as palavras? – e o que você pode fazer a respeito

Apenas 16% das pessoas lêem os sites palavra por palavra. A maioria das pessoas escaneia, ou seja, dá uma passada de olhos no texto.

Eu sou uma delas. Pelo menos à primeira vista. Quando chego a um site ou blog, dou uma olhada rápida na página para ver se parece relevante para mim. Quando algum post me atrai, clico e dou uma rolada para baixo para ter uma visão geral e saber se aquilo é o que eu estou procurando.

Não sou só eu. As pessoas tomam decisões em segundos. E assim é com a decisão sobre o que vão ler em meio a tanta oferta. Quando escaneiam o seu conteúdo, os leitores decidem se o seu conteúdo é relevante para eles e se vale a pena gastar tempo lendo-o.

Por isso é tão importante criar texto escaneável.

Se os leitores não puderem ver os benefícios da leitura, eles clicarão fora do seu site. Eles não vão ler o seu conteúdo. Eles não vão deixar um comentário. Eles não vão compartilhar. E as chances são de que eles nunca mais voltem.

Isso significa que você precisa aprender a criar texto escaneável . Porque as pessoas vão decidir se vão ou não ler com base em sua varredura inicial.

Vou lhe dar dezoito técnicas para fazer exatamente isso.

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Nº 1: Escreva ótimos títulos

A primeira coisa que as pessoas verão é o seu título. Deve chamar a atenção deles. O design do seu blog deve ajudar o título a sair da tela. 

Em termos de redação, seu título deve ser atraente e oferecer ao leitor um benefício claro se ele ler a postagem.

Veja algumas artigos que escrevemos sobre o assunto:

👉 3 dicas simples para criar títulos clicáveis

👉 59 Títulos para atrair milhares de cliques

👉 7 maneiras fáceis de escrever títulos melhores para seu blog

Nº 2: Escreva uma ótima primeira linha

Além do título, a parte mais lida da postagem do seu blog será a sua primeira linha. Você quer que isso comunique um benefício ou crie alguma curiosidade. Em sua primeira linha, você precisa dar às pessoas um bom motivo para ler mais.

Nº 3: Use parágrafos curtos

Grandes blocos de texto afugentam os leitores. Se você mantiver seus parágrafos curtos, os leitores terão uma pista visual de que seu conteúdo será fácil de ler. Se eles virem trechos de texto enormes e assustadores, tudo parecerá muito difícil.

Atenha-se a uma ideia por parágrafo e mantenha esses parágrafos curtos.

Nº 4: Use frases curtas

Frases curtas e claras ajudam os leitores a sentir que seu conteúdo é acessível . Se sua frase inicial tiver 40 ou 50 palavras e for confusa de seguir, eles não vão querer continuar lendo.

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Nº 5: Escolha palavras simples

Procure escrever como você fala e escolha palavras que transmitam o que você quer dizer de maneira simples e precisa.  Não use palavras complicadas para tentar impressionar.

Nº 6: Inclua listas e marcadores

Quando os leitores veem seu conteúdo estruturado em lista, eles sabem que você dividiu para facilitar para eles.

Você não precisa necessariamente criar sua postagem inteira como uma lista. Mas usá-las pontualmente pode ajudar as pessoas a terem mais interesse no seu conteúdo.

Listas e marcadores são excelentes recursos para tornar o seu conteúdo escaneável.

Nº 7: Use subtítulos para dividir sua postagem

Se as pessoas acessarem seu site e apenas virem o texto (mesmo que esteja dividido em parágrafos curtos), nada se destacará para elas.

Quando você organiza o seu texto em títulos e subtítulos seus leitores têm clareza sobre o que você aborda em cada seção.

Dessa forma, seus leitores têm uma dica visual sobre o que está por vir e conseguem identificar as seções de sua postagem que são mais relevantes para eles.

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Nº 8: Destaque o que for mais relevante

Além dos subtítulos, existem outros tipos de formatação que você pode usar para tornar seu texto escaneável. 

Você pode usar negrito, itálico ou até mesmo maiúsculas para enfatizar os pontos principais. Você pode até alterar o tamanho ou a cor do texto.

Essas coisas podem realmente chamar a atenção do leitor para pontos importantes em sua postagem.

Mas cuidado para não exagerar. 

Nº 9: Use imagens

Talvez você já esteja usando uma imagem em destaque no topo de suas postagens. Mas você está usando imagens dentro  das postagens?

Pesquisas mostram que os olhos dos leitores são atraídos para as imagens. Portanto, colocar imagens ao lado de seus pontos-chave – especialmente quando essas imagens estão intimamente relacionadas ao conteúdo – aumenta a chance de os leitores chegarem ao final de sua postagem.

Nº 10: Use legendas de imagens

No WordPress, é muito fácil inserir uma legenda para sua imagem. Basta clicar na imagem para editá-la e digitar o que quiser na caixa “Legenda”. A legenda aparecerá logo abaixo da imagem em sua postagem.

As pessoas naturalmente olham para as descrições abaixo das imagens.  Suspeito que eles sejam uma das partes mais lidas da sua postagem (depois dos subtítulos). Portanto, você pode usar uma legenda de imagem que enfatize um ponto importante do seu tópico, ou mesmo uma que inclua uma frase de chamariz.

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Nº 11: Use outro conteúdo visual

As imagens são ótimas. Mas existem outros tipos de conteúdo visual que você pode criar. Por exemplo, você pode usar infográficos, vídeos, pins (que não deixam de ser imagens) ou mesmo tabelas em sua postagem para mostrar informações.

Qualquer coisa que seja visual e transmita informações de maneira diferente pode ajudar a chamar a atenção.  Mostra aos leitores que você tem algo para ver – não apenas texto para ler.

Você pode até mesmo fazer uma citação importante de sua postagem, criar uma imagem legal com ela sobreposta a uma foto e colocá-la em seu conteúdo para funcionar como um subtítulo. Isso dá aos leitores um motivo para ler mais.

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Nº 12: Use citações em bloco (blockquotes)

Quase todos os temas WordPress têm um estilo “blockquotes”. Isso permite que você destaque uma parte específica do seu conteúdo de alguma forma. Normalmente é usado para destacar uma citação, mas você pode usá-lo de diferentes maneiras, se desejar.

Com o WordPress, você pode aplicar a formatação de blockquotes destacando o parágrafo em questão e clicando no ícone “Blockquotes” no editor visual.

(Apliquei aqui o blockquote do meu tema)

Nº 13: Deixe espaço em branco

Você não precisa preencher cada centímetro da tela.  Criar espaço dentro e ao redor de seu conteúdo significa que seus leitores não se sentirão tão sobrecarregados. São os chamados espaço de respiro.

Espaços em branco adequados são essenciais para ajudar os olhos de uma pessoa a se concentrarem na copy e nas imagens na tela do computador, tablet ou smartphone.

Nº 14: Use um bom design

Freqüentemente, os blogs são difíceis de ler simplesmente porque seu design é desordenado. Simplificar as coisas, ou mesmo mudar para um tema WordPress diferente, pode realmente ajudar.

Tive um cuidado muito grande ao escolher o tema que usamos aqui no Foco no Digital e o resultado é um site que se comunica bem com a minha persona. Portanto, se você procura um tema wordpress feminino, eu indico o que usamos aqui.

Uma boa escolha de tema vai te ajudar a tornar o seu texto escaneável.

Duas coisas importantes que você pode fazer são:

  • escolha fontes que não sejam muito pequenas
  • adicione um pouco de distância entre as linhas de seu conteúdo.

Nº 15: Deixe seu tema principal claro

Se houver um ponto-chave que você deseja que seus leitores entendam ou lembrem, diga-o antecipadamente.

Se você estiver escrevendo uma postagem longa (digamos de 2.000 a 3.000 palavras), tente usar frases resumidas abaixo de cada subtítulo para ajudar os leitores a ver qual é o objetivo dessa seção. Isso torna seu texto escaneável. Ou seja, mais fácil de ler.

Isso dá aos leitores um motivo imediato para ler o restante da seção. É como usar um título e uma linha de abertura, mas em toda a postagem, e não apenas no início.

Nº 16: Repita seus pontos importantes

Felizmente, você tem uma ideia clara do que deseja que as pessoas obtenham com seu conteúdo. Repita – mais de uma vez.

A maioria das pessoas não lê palavra por palavra. Portanto, você precisa enfatizar seu ponto-chave várias vezes ao longo de seu conteúdo para produzir um texto escaneável.

Você provavelmente vai querer tê-lo em sua abertura, em algumas de suas seções, em sua conclusão e talvez em uma parte do conteúdo visual também. Dessa forma, seus leitores têm muito mais probabilidade de entender o ponto principal ou a frase de chamariz.

Nº 17: Não apresente muitas ideias em uma postagem

Se você tem muitas ideias que deseja abordar, pode valer a pena dividi-las em uma série de postagens.

Embora longos trechos de conteúdo possam funcionar bem, eles também podem ser um tiro no pé. Quanto mais pontos você fizer em uma postagem, menor será a probabilidade de seus leitores entenderem todos eles.

# 18: Seja pessoal

Quanto mais humana for a sua escrita, melhor. É mais provável que as pessoas continuem lendo se sentirem uma conexão com você.

Isso significa que você pode contar histórias, mostrar aos leitores quem você é de alguma forma e escrever em um estilo mais coloquial.

Hora de praticar!

Cobrimos muitas técnicas diferentes neste artigo. Você não precisa necessariamente usar todos elas, mas a combinação de algumas delas pode fazer uma grande diferença na capacidade de varredura do seu conteúdo e na quantidade de pessoas que lêem e compartilham.

18 maneiras de criar conteúdo escaneável para seu blog

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Isa Tenga