Como usar o Pinterest para vender como afiliado. Veja o guia definitivo para o marketing de afiliados no Pinterest.

Neste artigo eu vou te ensinar Como usar o Pinterest para vender como afiliado.

Você provavelmente conhece o Pinterest como o site de referência para encontrar ideias e inspiração para seus hobbies. Ou talvez seja você quem está inspirando outras pessoas. 

E se eu dissesse que o Pinterest não é apenas mais uma rede social. 

O Pinterest é um mecanismo de busca visual e uma ferramenta promocional poderosa usada por muitos profissionais de marketing. 

Por isso, você não só pode como deve usar o Pinterest para apresentar seu site e postagens de blog. E pode, inclusive, criar um link direto para as ofertas de produtos e treinamentos que você é afiliado.

Qual é a diferença entre o Pinterest para negócios e sua conta pessoal e qual escolher? 

Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre: 

  • Como o Pinterest funciona e porque você deve começar a usá-lo para vender como afiliado
  • Como criar conteúdo envolvente no Pinterest e ficar por dentro das tendências
  • Como usar links de afiliados e direcionar o tráfego do Pinterest para o site de seu afiliado
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O que é Pinterest

O Pinterest é uma rede de mídia social, embora seja bem diferente de tudo na web. 

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o Pinterest não é uma Rede social. (Ps. Estou vendo daqui a sua cara de espanto). 🤣

Na verdade o Pinterest é um mecanismo de busca ou, como a própria plataforma se define… um mecanismo de descoberta visual para encontrar ideias, criar momentos e planejar seu futuro.

E, por isso, podemos dizer que o Pinterest se aproxima mais do Google do que do Instagram, por exemplo.

As postagens são chamadas de pins e são principalmente fotos e vídeos. Parece familiar, certo?  

Então, como é diferente do Instagram? O objetivo principal do Instagram é compartilhar suas próprias fotos, enquanto o Pinterest é usado para salvar o conteúdo enviado por outros usuários. 

Como usar o Pinterest para vender como afiliado. Veja o guia definitivo para o marketing de afiliados no Pinterest.
SALVE NO PINTEREST clicando no botão do Pinterest no canto superior esquerdo

Como o Pinterest funciona: Pins e Pastas

No Pinterest é possível compartilhar imagens, vídeos, infográficos e todo tipo de conteúdo predominantemente visual. 

Além disso, a maioria dos usuários do Pinterest que está na plataforma buscando inspiração para as suas ideias, utiliza suas pastas para organizar essas inspirações (os pins) por assunto.

Gosto de pensar no Pinterest como um buscador e organizador de ideias.

E, nesse modelo de organização, o Pinterest têm dois elementos importantes: pastas e pins

Você pode enviar uma imagem ou vídeo que encontrou em algum site e compartilhá-lo com o Pinterest ou navegar pela enorme biblioteca do Pinterest e fixar os pins de seu interesse em suas pastas. 

As pastas funcionam como pastas de arquivos e você pode separá-las por assunto de interesse. Por exemplo, no perfil do Foco no Digital no Pinterest, criei pastas de acordo com os assuntos dos conteúdos que produzimos e outros de nosso interesse: Marketing digital, Dicas de Pinterest, Podcast, Dicas de blog, Ganhe dinheiro em casa, etc. Cada assunto desse é uma pasta. Se esses assuntos te interessam, aproveite para nos seguir na plataforma.

Semelhante a qualquer outra rede social, os usuários do Pinterest podem curtir, salvar e compartilhar Pins com os amigos. Quanto mais métricas de engajamento seu pin obtém, mais alta posição ele assume na pesquisa. Naturalmente, permitindo que você atraia mais tráfego para seu site. 

Contas comerciais podem executar anúncios do Pinterest – esses são anúncios nativos que direcionam cliques para uma página de destino específica. A única maneira de distinguir um pin de anúncio de um normal é a divulgação “promovido por”. 

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Por que adicionar o Pinterest à sua estratégia de marketing

Antes de mergulhar em como funciona o marketing de afiliados no Pinterest, vamos falar sobre alguns dados interessantes da plataforma. 

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Pinterest é que comprar é a intenção principal de quase metade de seus usuários . Este número difere significativamente de outras plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e Twitter. 

Na verdade, o Pinterest é uma das ferramentas mais acessíveis e poderosas para os profissionais de marketing que buscam ganhar tráfego, converter mais leads e construir fidelidade à marca. 

Outro motivo para promover seu site e ofertas de afiliados no Pinterest é que é a única mídia social que oferece pesquisa visual. Pinners (usuários do Pinterest) procuram especificamente produtos e marcas. 

Estar no Pinterest permitirá que sua empresa afiliada aumente o conhecimento da marca, mostre os produtos e, o mais importante, inspire

Acredito que você já tenha sido sobre a vantagem de utilizar o Pinterest em sua estratégia de vendas como afiliado.

Marketing de afiliado no Pinterest

Aqui está um fato inegável: o público que você está tentando alcançar já está nas redes sociais. A única questão é em qual mídia social se concentrar. Se, depois de ler o parágrafo anterior, o Pinterest tenha te interessado, vamos falar mais sobre marketing de afiliados no Pinterest. 

Você pode ganhar dinheiro no Pinterest e obter exposição para seu site de afiliado criando lindas fotos, vídeos, esquemas e infográficos para suas ofertas de afiliado e compartilhando-os com outras pessoas. 

Para fazer isso, você pode usar criativos que o produtor tenha disponibilizado ou você pode criar um conteúdo visual totalmente novo. Criar o seu próprio conteúdo visual (pin) é o que recomendo.

A ideia é que você produza pins (pode inclusive usar nossos modelos gratuitos para isso) que levem para as suas páginas de vendas de afiliado ou para conteúdos do seu site que contenham links de afiliados.

Mas, antes de começar o marketing de afiliados no Pinterest, você precisa definir seu objetivo. Você está procurando leads que possam se converter em clientes? Ou construir um relacionamento duradouro com seu público é uma prioridade para você? 

Então, como construir uma estratégia no Pinterest que faça sentido para o seu negócio de afiliados? Criar um perfil no Pinterest que o ajudará a ganhar dinheiro é um bom ponto de partida.

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Sua estratégia de marketing de afiliados em 7 etapas no Pinterest

1. Abra uma conta comercial no Pinterest

A única maneira de usar o Pinterest para fins comerciais, como marketing de afiliados, é configurar um perfil empresarial do Pinterest. Você pode criar uma nova conta para uma empresa ou transformar sua conta privada em uma conta comercial com apenas dois cliques.

Para criar o seu perfil comercial clique no link: https://business.pinterest.com/pt-br/

Um perfil de negócios desbloqueia novos recursos do Pinterest, como análises, anúncios e insights de público. Se você tem experiência com o Google Analytics ou a página de negócios do Facebook, eles já devem ser familiares para você.

2. Acompanhe as tendências

É o seu público cujos interesses determinam o que você deve promover. Siga pastas com produtos semelhantes ou marcas concorrentes e cerque-se com o conteúdo que seus seguidores-alvo vêem quando navegam no Pinterest.

Dessa forma, você conhecerá seus concorrentes e definirá uma melhor estratégia de conteúdo. Por exemplo, você pode notar quê fotos de produtos estão na moda em seu nicho ou quais designs de vídeos estão se tornando virais na plataforma. 

3. Acerte-os com ótimos visuais

Ao contrário do Twitter ou Clubhouse, o Pinterest é um meio visual. Ele contém apenas fotos, vídeos, gifs e infográficos. Portanto, uma boa maneira de obter ideias para novos conteúdos é seguir os princípios gerais de design. Se você não está pronto para mergulhar na teoria da cor, regra dos terços e tipografia, ferramentas como Canva o ajudarão a obter bons resultados rapidamente.

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4. Crie conteúdo valioso 

O conteúdo informativo é popular no Pinterest. Pins verticais e infográficos são um dos exemplos mais comuns. A razão por trás do sucesso dos infográficos é simples – eles têm uma ótima aparência e fornecem informações facilmente acessíveis.

Além disso, ao invés de apenas colocar pins que direcionem direto para a página de vendas de um produto, é fundamental criar pins voltados para seus artigos de conteúdo. Isso, mantem a sua reputação na plataforma.

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5. Não se esqueça do SEO 

Aqui estão algumas das dicas acionáveis ​​mais eficazes para tornar seus pins mais amigáveis ​​para SEO imediatamente:

  • Preencha todas as seções do seu perfil.
  • Verifique seu site / blog na seção de reivindicação de configurações.
  • Certifique-se de não ocultar seu perfil dos mecanismos de pesquisa – vá em ‘Configurações’ > ‘privacidade e dados’ e certifique-se que a caixa ‘Ocultar seu perfil em mecanismos de pesquisa (Exemplo: Google)’ em Privacidade da pesquisa esteja desmarcada.
  • Pesquise palavras-chave relevantes usando a barra de pesquisa do Pinterest para ver quais termos são mais usados ​​e adicione-os ao título e à descrição de seus pins e pastas. 
  • Organize seus pins e pastas, para que os usuários e mecanismos de pesquisa possam navegar facilmente e entender a estrutura.

6. Interaja com outros usuários

Sim, eu falei que o Pinterest é um mecanismo de busca. Mas, ele mantem características de rede social.

E, como em qualquer mídia social, aumentar sua presença significa que você tem que aumentar suas atividades. Responda aos comentários dos usuários sob seus pins, explore outros painéis (pastas) em seu nicho e repine e comente os pins de outros usuários que você gosta. 

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7. Analise e ajuste

Como disse Peter Drucker: “O que é medido é melhorado.”

Para melhorar seus esforços de marketing, a primeira coisa que você precisa fazer é analisar seus resultados. 

  • Quais pins e placas direcionam mais tráfego para seu site? 
  • Quais pins engajam seu público-alvo? 

A guia Pinterest Analytics é um bom lugar para você começar a analisar os seus resultados.

Medir o que funciona e o que não funciona levará você a tomar melhores decisões sobre sua estratégia de marketing de afiliados no Pinterest.

Posso usar links de afiliados no Pinterest?

Sim! E é empolgante dizer isso porque a maioria das plataformas de mídia socia não permite links diretos de nenhuma forma. 

Quando se trata de Pinterest, os afiliados precisam escolher entre duas opções. Você pode criar um link direto de seus pins para o site da marca ou direcionar o tráfego para o seu próprio site afiliado e tentar converter as pessoas a partir daí. 

Mas tenha cuidado. A escolha depende principalmente dos termos do seu programa de afiliados. Muitas empresas não permitem adicionar seus links de afiliados diretamente ao Pinterest.

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Marketing de afiliados no Pinterest sem um site 

De modo geral, se o seu programa de afiliados aceita links diretos no Pinterest, você não precisa de um site para promover uma oferta de afiliados. Como já mencionado, o Pinterest permite o uso de links de afiliados. 

Entretanto, é altamente recomendável destacar que você é um parceiro afiliado da marca que promove para construir a confiança de seus seguidores. 

O requisito de conteúdo de qualidade permanece o mesmo para todas as plataformas de mídia social. Isso significa que seus pins devem chamar a atenção e inspirar os usuários ou ser úteis para eles. 

Por isso, evite encher todas as postagens com um link de afiliado. 

Melhores estratégias para ficar por dentro das tendências (dicas extras)

Adicione o Pinterest ao seu site

Adicione botões funcionais do Pinterest ao seu site. Isso permite que os usuários fixem imagens que estão em seu site nas pastas deles no Pinterest com apenas um clique. 

Aqui no Foco no Digital eu uso o plugin jQuery Pin It Button for Images para essa finalidade.

Não adicione hashtags aos seus pins

A maioria dos artigos escritos sobre as melhores práticas de marketing do Pinterest recomenda adicionar hashtags a cada pin que você publicar. Mas nós não. Por quê? 

A partir de 2021, as hashtags no Pinterest não são mais clicáveis, o que significa que os feeds de hashtag não existem mais. As hashtags não são mais diferenciadas das palavras-chave do Pinterest, portanto, não perca tempo com elas. 

Compartilhe seus pins em outras plataformas sociais

Como o conteúdo visual que você cria no Pinterest é universal, é uma boa ideia compartilhar seus pins em outras plataformas sociais também.

Você pode ‘reivindicar’ outras contas de mídia social em configurações para que os usuários possam fixar suas postagens no Instagram (ou qualquer outra mídia social de sua escolha) diretamente em seus painéis do Pinterest.

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Pensamentos finais

O Pinterest é, sem dúvida, uma mídia social notável. Embora o Facebook e o Instagram o superem em número de usuários, o Pinterest ainda é o único de seu tipo.

Embora seja um desafio executar marketing de afiliados no Pinterest, ele tem um potencial de retorno proporcionalmente alto ao mesmo tempo. Dito isso, assim que você consegue um tráfego decente para seus pins, todo o trabalho duro compensa.

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Isa Tenga