O Marketing de Atração ou Inbound Marketing é uma vertente do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. A conexão com o público-alvo se dá por meio de 3 pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
A grande quantidade de informações na internet gerou uma mudança no olhar sobre as vendas: agora o importante são as pessoas, suas necessidades, seus desejos e seus problemas, e não seu produto ou serviço.
Quem oferecer uma resposta personalizada e oportuna a essas pessoas se tornará sua referência.
Neste artigo, vamos ajudá-lo a dar o primeiro passo: criar os perfis fictícios de seus clientes ideais, as suas buyer personas.
Definir seu cliente ideal fornecerá a você uma primeira lista de palavras-chave com as quais trabalhar.
Como criar seu cliente ideal
Para definir o perfil do seu cliente ideal ou de sua buyer persona, recomendo que você pegue um lápis e papel (ou planilha) e defina as seguintes características. Avalie as características com base em sua experiência ou no cliente-alvo que você quer atingir:
- Perfil pessoal . Nome, gênero, idade, empresa e cargo (se for o caso) ou onde estuda, escolaridade, hobbies, renda, onde mora e como usa a Internet.
- Objetivos (o que você mais valoriza) . Metas pessoais, metas profissionais e outras metas.
- Dificuldades . Quais as dificuldades ou impedimentos que costuma encontrar pessoalmente (por exemplo, falta de tempo) e profissionalmente (por exemplo, ter que consultar seu gerente, horários, tempo perdido no deslocamento, burocracia, falta de autonomia).
- Soluções . Como sua empresa resolve seus problemas. Que serviços ou produtos você oferece para ajudá-lo a resolver ou superar suas dificuldades ou problemas?
- Palavras-chave e pontos fracos . Que palavras sua buyer persona usa ao procurar informações? Você está ciente de que seus serviços ou produtos podem atender às suas necessidades? Onde procura as informações (por exemplo, entre seus contatos, no Google)?
- Conversas reais . se você falou com clientes reais, pode incluir qualquer comentário que eles tenham feito sobre seu serviço ou produto que seja representativo de seus clientes.
- Objeções . Identifique os motivos mais comuns pelos quais a pessoa não deu continuidade ao processo de compra.
- Pitch de elevador . Levando em consideração tudo o que você sabe sobre você e sua empresa, escreva uma descrição de 30 segundos (ou 1 minuto) que descreva as soluções que você pode oferecer para cada um dos problemas ou necessidades do seu cliente ideal.
- Perguntas que o comprador pode ter . Se seu cliente ideal fizesse uma ligação pedindo informações, que perguntas ele faria?
Você deve definir um número máximo de perfis para começar a trabalhar (que você irá aperfeiçoar com o tempo); um número entre 2 e 4 é um bom começo. Uma vez que todas essas informações foram preparadas, você pode começar a trabalhar no plano de conteúdo com base nas palavras-chave que você coletou nos formulários.
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