Seja 100% responsável da sua vida.

Seguindo com a nossa série A sua vida dos sonhos! vamos começar a estudar os princípios. Hoje vamos falar sobre auto responsabilidade, princípio base para você construir a sua vida dos sonhos.

Se você ainda não leu o episódio anterior Os princípios do Sucesso e a sua vida dos sonhos, clique aqui.

Princípio #1 Seja 100% responsável pela sua vida.

Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva e essa pessoa é VOCÊ. 

Esse é o conceito do princípio do sucesso número 1: auto responsabilidade.

Aproveite para ler a frase mais uma vez: Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva e essa pessoa é VOCÊ. 

E isso quer dizer que você é 100% responsável pela vida que leva hoje.

Seja ela boa, mais ou menos ou ruim.

Você é responsável pelo seu sucesso e pelo seu fracasso.

Doeu? Em mim doeu um pouco. Mas, veja por outro ângulo…

Se você é 100% responsável pela vida que leva hoje, isso é poder!

Quer dizer que você tem capacidade de mudar a sua história e reescrever o seu futuro. Isso é poder! E, dessa parte eu gosto! 🤩🤩🤩

Seja 100% responsável da sua vida. Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Observação: Depois de procurar o livro em português e só achar a edição de 2007 em sebos, resolvi comprar a versão em espanhol para kindle. Há também a versão impressa. Outra opção é a versão em inglês impressa ou para kindle.

Se você quer ter sucesso, seja 100% responsável pela sua vida

Isso inclui….

  • o nível do seu sucesso
  • os resultados que obtém
  • a qualidade das suas relações
  • seu estado de saúde
  • seu estado físico
  • suas entradas de dinheiro
  • suas dívidas
  • seus sentimentos
  • tudo!

Não é fácil. Eu sei.

A maioria de nós está condicionada a culpar algum fator externo, ao invés de se auto responsabilizar por essas coisas da vida que não nos agradam.

Esse princípio traz o conceito de auto responsabilidade.

E o que é auto responsabilidade? No artigo “Autorresponsabilidade: o que é, significado e como ter” da SBCoaching, “Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas que exige treino e dedicação. Estamos muito acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira.

Essa mudança de mindset causa desconforto. A gente passa a ser responsável pelos nossos fracassos e pelos sucessos. Pelo que a gente não tem atingido e pelo que a gente tem atingido.

Mas, por outro lado, ela também traz poder! Você passa a ser 100% responsável pela vida que leva. E, ter esse poder é muito bom. Porque você pode promover as mudanças necessárias e tomar as atitudes que vão te levar aonde você quer chegar. 

Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Você tem as respostas

É hora de deixar de buscar fora da gente as respostas de porquê não temos alcançado o sucesso ou os resultados que desejamos. 

Porque somos nós mesmos responsáveis pela qualidade de vida que a gente leva e os resultados que produzimos.

Portanto, você é responsável pela qualidade de vida que você leva e os resultados que produz. Ninguém mais. Só você é responsável por isso. 

Portanto, é hora de renunciar a todas as desculpas que você vem dando a si mesma para….

  • não fazer o treinamento necessário para desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho que sonha em ter.
  • dar os passos necessários para tirar a sua ideia do papel e empreender.
  • ter o corpo que você deseja
  • para fazer as viagens que você sempre sonhou… 

….Ou seja para tomar atitudes em direção ao seu objetivo. Seja ele qual for.

De agora em diante quando alguma coisa não sair como você planejou se pergunte: Como eu fiz isso? O que que eu estava pensando? O que eu disse ou o que deixei de dizer? O que que eu fiz ou deixei de fazer para ter esse resultado?  O que eu fiz para que a outra pessoa agisse dessa forma? O que que eu devo fazer diferente da próxima vez para alcançar o resultado que eu quero? 

📢 Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado 📢

Evento + Resposta = Resultado

Quando fala sobre o princípio 1 no livro Os princípios do Sucesso, o autor traz uma equação simples: Evento mais Resposta é igual a Resultado.

E a ideia básica dessa equação é que o que você experimenta na sua vida, seja sucesso ou fracasso, riqueza ou pobreza, saúde ou enfermidade, relacionamento próximo ou distanciamento, gozo ou frustração… é resultado da forma como você tem respondido a um ou vários eventos na sua vida. 

E, se você não gosta dos resultados que está obtendo, você tem duas alternativas:

1) Você pode culpar o evento pela sua falta de resultado e, nesse caso, não há muito o que fazer. 

Culpar o evento pela sua falta de resultado é falar que a culpa é da economia, botar a culpa no clima, na falta de dinheiro, na falta de educação, na falta de oportunidade, no racismo, na diferença de gênero, na falta de apoio, dizer que a culpa é do sistema e assim sucessivamente. Enfim, fatores reais, mas que a gente não pode mudar. Mas, a verdade é que se esses fatores fossem decisivos ninguém nessa mesma circunstância teria sucesso. E, a verdade, é que alguns (e, em alguns casos, muitos) superam esses mesmos fatores limitantes. 

O louco é que a gente acaba pensando em limitações e adotando comportamentos autodestrutivos de derrota. A gente deixa de se educar, deixa de ouvir conselhos úteis, aprender novas habilidades, desperdiçamos tempo com aspectos triviais da vida como redes sociais, come muito açúcar, come alimentos pouco saudáveis, não praticamos nenhum exercício, gastamos mais dinheiro do que ganhamos, não investimos em nosso futuro. Evitamos conflitos necessários, não dizemos não, não pedimos o que queremos. E depois… ah! Depois nos perguntamos porque nossas vidas não funcionam.

2) Você pode mudar as suas respostas aos eventos até obter os resultados que você deseja. 

Você pode mudar a forma de pensar, a forma de comunicar-se, as imagens mentais, pode mudar o comportamento, as coisas que você faz, a forma como se alimenta, os exercícios que pratica, mudar hábitos …. e a boa notícia: sobre tudo isso você tem controle!

Infelizmente, a maioria de nós se deixa levar pelos hábitos. Ficamos estagnados com as respostas condicionadas aos nossos cônjuges e filhos. 

Mas é importante retomar o controle dos pensamentos, das imagens mentais, dos sonhos e do nosso comportamento. Tudo que pensamos, decidimos e fazemos tem que ser intencional e estar de acordo com os nossos propósitos valores e metas. 

Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Portanto, se você não gosta do resultado que está obtendo mude as respostas.

Você só tem controle de três coisas em sua vida: seus pensamentos, suas imagens mentais e as ações que realizam o seu comportamento.  A forma como você utiliza essas três coisas determina tudo que você experimenta.

Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Se você não gosta do que está produzindo e experimentando tem que mudar a resposta. Mudar pensamentos negativos por pensamentos positivos. Mudar seus hábitos, suas leituras, seus amigos, sua forma de falar. 

Se seguir fazendo o que sempre fez, vai seguir a obtendo o que sempre obteve. 

O dia que mudar suas respostas será o dia em que a sua vida começará a melhorar. 

Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado

Não adianta culpar os outros pelos seus resultados (ou pela falta deles)

Culpar é sempre uma perda de tempo. Não importa quantas falhas você encontre no outro. Você nunca alcançará o sucesso enquanto seguir culpando outro pela SUA falta de sucesso. 

Se você quer ser um vencedor deve reconhecer a verdade: foi você quem atuou, pensou, deu origem aos sentimentos e escolheu as alternativas que o trouxeram aonde você está. Você.

Você não consumiu comida saudável. Você não disse que não. Foi você quem aceitou o trabalho. Continuou no trabalho. Decidiu acreditar neles. Ignorou a sua intuição. Abandonou os seus sonhos. Foi você quem comprou. Foi você quem decidiu que deveria fazer sem ajuda. Você quem confiou nele ou nela. Você que disse sim para os cachorros. 

Em poucas palavras: os pensamentos, sentimentos e decisões foram seus. Foram suas as palavras e, por isso, você está aonde está.

Portanto o controle está em suas mãos, você pode aprender a preparar alimentos mais saudáveis. Dizer não a pressão do grupo. Pedir demissão e buscar um trabalho melhor. Gastar o tempo para fazer as coisas com a devida diligência. Confiar em sua intuição. Voltar a estudar para alcançar seu sonho. Cuidar melhor do seu dinheiro. Pedir ajuda.

Mas a gente não faz tudo isso porque há um risco. Ficar sem emprego, corre o risco de fracassar, de ter uma discussão. Enfrentar a desaprovação da sua mãe ou do seu marido ou da sua esposa. A mudança pode requerer esforço, dinheiro e tempo. Pode ser doloroso, difícil ou confuso.

Então para gente evitar esses riscos, todas essas sensações e experiências incômodas a gente fica como está. Ainda que não esteja do jeito que a gente quer.

Mas a queixa significa que você tem um ponto de referência de algo melhor que você preferia mas que você não está disposto a correr o risco de ganhar. 

Aceite então que você está escolhendo ficar onde você está e assuma a responsabilidade da sua escolha e deixe de reclamar.

Ou corra risco de criar a sua vida exatamente como você a deseja. 

E, se você quer ir de onde está para onde quer chegar é evidente que terá que correr o risco.

Por isso tome essa decisão agora. Deixe de se queixar, deixe de perder tempo com pessoas que se queixam e crie a vida dos seus sonhos.

Se seguir fazendo o que sempre fez, vai seguir obtendo o que sempre obteve

Comunique suas solicitações com as pessoas certas

Você já se deu conta de que quase sempre a gente se queixa com a pessoa errada? Com alguém que não pode fazer nada a respeito da nossa queixa.

Temos o hábito de reclamar de outras pessoas com terceiros quando na verdade a gente deveria expor a nossa insatisfação com quem deu causa a queixa. A gente se queixa com a pessoa equivocada.

A gente vai ao trabalho e se queixa do marido, volta para casa e, em uma conversa com o marido a gente se queixa das pessoas do trabalho. Reclamamos da babá com as amigas. Mas, porquê? Porque é mais fácil. Implica menos risco. 

A gente faz isso quando só a pessoa que deu causa a queixa tem possibilidade de mudar o comportamento.

É difícil dizer ao cônjuge que a gente não está contente com a forma como o relacionamento está sendo conduzido, é um risco pedir uma mudança de comportamento, falar com chefe para propor melhores planos de trabalho para a gente não tem que fazer tantas horas extras.

O segredo é alterar as queixas por solicitações e medidas para alcançar os resultados que a gente deseja

Se você se encontra em uma situação que não gosta, se esforce para melhorar ou a abandone. Faça algo para mudar ou vá embora. Aceite melhorar a relação ou se separe. Tome atitudes para melhorar suas condições de trabalho ou busque outro emprego ou outra atividade. Em qualquer dos dois casos você vai ter uma mudança. 

📢 Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado 📢

Fique atenta aos alertas

O autor fala no livro Os princípios do Sucesso sobre os alertas amarelos, que são, basicamente, advertências prévias. Podem ser comentários de outras pessoas, premonições ou intuições que nos advertem de algum perigo iminente. Alguns exemplos de alertas externos: meu marido sempre chega em casa com cheiro de álcool. O primeiro cheque do cliente voltou. Ele gritou com a secretária. Sua mãe me falou. Meus amigos me avisaram.

E há também os alertas amarelos internos: sensação de vazio no estômago, me passa pela cabeça que…, o sonho que teve, despertou na metade da noite. 

Esses alertas nos dão tempo de mudar a resposta da equação evento + resposta é igual a resultado. Mas, muitas de nós ignoramos esses alertas amarelos. 

Acontece que os que alcançam o sucesso enfrentam diretamente os desafios. Fazem o que resulta incômodo e adotam as medidas necessárias para criar os resultados que desejam. Não esperam que ocorra um desastre para depois culpar alguém pelas perdas. O que você tem que decidir é quem você vai ser.

A vida que você leva atualmente é resultado dos seus pensamentos e ações do passado. Você está no controle no que pensa, do que sente e tem controle do que faz. Do que vem a sua mente, dos livros e revistas que lê, dos esportes que pratica, do que ouve, dos filmes e programas de televisão que vê e as pessoas que encontra. Você tem controle de cada uma dessas ações e, para ter mais sucesso, o que você tem que fazer é atuar de forma que produza mais do que deseja.

Simples, não? Sim! Mas simples não quer dizer necessariamente fácil. Ainda que esse princípio seja simples, ele não é fácil.

Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Peça feedbacks a outras pessoas e faça perguntas a si mesma

É necessário consciência, uma disciplina constante e disponibilidade para experimentar e correr riscos.

Há ainda que estar disposta a prestar atenção ao que você faz e aos resultados que tem obtido. A perguntar e pedir feedback da sua família, aos amigos, aos colegas de trabalho, aos chefes, aos treinadores e clientes.

  • Pergunte: isso que eu estou fazendo e que dá resultado podia fazer melhor?
  • Há algo que eu não estou fazendo e que poderia fazer?
  • Deveria deixar de fazer alguma coisa que estou fazendo?

Não tema perguntar. A maioria tem medo de pedir retroalimentação sobre a forma como está se desempenhando por medo do que pode ouvir. Mas, a verdade é que é melhor sabê-la do que não.

Quando você sabe sobre a verdade você pode fazer algo a respeito. 

Você não poderá melhorar sua vida, suas relações e sua técnica sem pedir retroalimentação. Portanto, peça feedback e ouça com atenção plena!

Pergunte aos outros e a si mesma.

Pergunte…

  • O que estou fazendo bem e devo incrementar?
  • Devo aumentar o tempo de prática?
  • Devo ligar mais?
  • Deveria confiar mais?
  • Deveria escutar melhor?
  • Deveria fazer mais perguntas?
  • Deveria estar mais atento ao que ocorre?
  • Deveria estudar mais?
  • Deveria buscar capacitação?
  • Deveria desenvolver alguma habilidade?
  • Deveria fazer mais publicidade?
  • Deveria dizer te amo com maior frequência?
  • Deveria controlar meu consumo de carboidratos?
  • Deveria fazer mais exercícios?
  • O que estou fazendo que não funciona?
  • Em que devo me concentrar?
  • O que devo fazer com mais frequência?
  • Falo demais?
  • Bebo demais?
  • Vejo muita televisão?
  • Gasto muito dinheiro?
  • Como muito açúcar?
  • O que estou fazendo e deveria parar de fazer?
  • Devo aprender a escutar mais?
  • Reclamar menos?
  • Ter mais paciência?
  • Devo pedir ajuda?
  • Cozinhar comida mais saudável?
  • Planejar melhor?
  • Delegar?
  • Terminar o que começo?
  • Devo me oferecer como voluntária?
  • Aprender a agradecer?
  • Devo focar mais?
  • Passar menos tempo nas redes sociais?

Acredite no processo

O livro Princípios do Sucesso está cheio de técnicas e princípios de sucesso comprovados que você pode praticar e viver de imediato.

Você terá que deixar de julgar e dar um grande salto em sua fé. Ensaiar e atuar como se fossem certos e só então poderá ter a experiência própria de como efetivos são para sua vida. {Ps. Estou dando esse salto. Vamos?}

Ninguém pode fazer isso por você. Faça e preste atenção em seus resultados. Eles não mentem. A forma mais fácil, mais rápida e melhor de saber que funciona ou que não é prestar atenção aos resultados que está obtendo.

Ou se é rico ou não. Ou você joga bem ou não. Ou você se mantém no peso ideal ou não. É feliz ou não. Tem o que quer ou não.

Os resultados não mentem e não aceitam desculpas. É hora de abandonar as desculpas travestidas de justificativas e aceitar os resultados que está alcançando ou MUDAR!

Os resultados não mentem e não aceitam desculpas. Só há uma pessoa responsável pela qualidade de vida que você leva: VOCÊ. Auto responsabilidade: o que é, significado e como desenvolver

Elabore mais planos pro futuro, faça um curso de capacitação, mude a sua apresentação de vendas, comece uma dieta, consuma menos calorias e faça exercícios, ou seja, aja no sentido de onde quer chegar.

A sua mudança de comportamento e atitude fará com que alcance a vida que deseja. 

Mas antes de tudo você deve estar disposta a analisar os resultados que está obtendo e o único ponto de partida da resultado é a realidade. 

Ufa! Acabamos o resumão do primeiro princípio do livro Os princípios do Sucesso.

Esse princípio é a base para a aplicação de todos os outros e, provavelmente, por isso, um dos mais densos.

Espero você no próximo post para cada uma de nós chegar aonde queremos!

Um beijo!

Você já conhecia o princípio da auto responsabilidade? Gostou? Compartilhe com as amigas!

Clique aqui para ver o próximo episódio da nossa série A sua vida dos sonhos! Princípios do Sucesso #2 Tenha clareza sobre o seu propósito

📢 Aprenda como criar um negócio digital lucrativo do zero ao avançado 📢

Isa Tenga