Quer mais tráfego, leads e vendas em 2021 e além?
Estas dicas de Pinterest SEO estão aqui para te ajudar nessa missão.
Se você está lendo este artigo, provavelmente sabe o quanto o Pinterest é uma plataforma poderosa para sua empresa. Mas, você também pode estar frustrado por não estar obtendo os resultados do Pinterest que outros estão obtendo. É aqui que o Pinterest SEO entra.
A primeira coisa que você deve saber é que o Pinterest é um mecanismo de busca e não um site de mídia social. Portanto, você precisa pensar e se esforçar em Pinterest SEO como faria no Google.
A grande coisa, porém, é que você pode direcionar o tráfego com o Pinterest muito mais rápido do que com o Google. Em geral, pode levar muito tempo para começar a ver os resultados de SEO no Google. Em contrapartida, no Pinterest os resultados de SEO costumam aparecer bem mais rápido!
Vamos ver tudo o que você precisa saber sobre o Pinterest SEO para que possa ver o tráfego do seu site, leads e aumento nas vendas bombar!
>>> Relacionado: Como criar pins de alto desempenho no Pinterest
COMO OTIMIZAR CONTEÚDO PARA O PINTEREST SEO?
Existem 3 locais principais onde você pode otimizar o SEO do seu Pinterest ou Pinterest SEO (com as palavras-chave certas).
Esses incluem:
- Descrições de pin
- Nomes e descrições das pastas
- Seu perfil (nome e descrição)
Abaixo, explico como otimizar essas seções do seu perfil do Pinterest, além das melhores maneiras de encontrar palavras-chave no Pinterest.
COMO USAR PALAVRAS-CHAVE NO PINTEREST?
Vamos primeiro discutir as maneiras mais eficazes de encontrar palavras-chave no Pinterest.
Encontrar as palavras-chave certas para incluir no TÍTULO e na DESCRIÇÃO DO PIN é um dos principais fatores que afetam diretamente o desempenho dos seus pins.
Assim como o Google, o Pinterest é um mecanismo de busca (isso mesmo! Engana-se quem acha que ele é uma rede social), portanto, as pessoas encontram seu conteúdo com base em suas pesquisas. Ter as palavras-chave certas aumenta suas impressões, espectadores mensais e o mais importante: o tráfego para seu site.
>>> Leia também: 12 maneiras estratégicas de usar o Pinterest
PESQUISA DO PINTEREST E PINTEREST SEO
O primeiro lugar para procurar palavras-chave relevantes para ajudá-lo a direcionar o tráfego é usando a caixa de pesquisa do Pinterest.
Digite um tópico amplo e a caixa de preenchimento automático mostrará os principais termos que as pessoas estão pesquisando em relação ao seu tópico. O exemplo abaixo para produtividade nos mostra que pessoal, estudo, trabalho, frases, home office, etc. são todas palavras associadas à produtividade e que são as pesquisas principais.
Este é o primeiro indicador de que esses tópicos são populares e ótimas palavras-chave para segmentar.
PINTEREST SEO E O SUGESTOR DE PALAVRAS-CHAVE
Vejamos um exemplo no nicho do dinheiro.
Pesquisa no Pinterest: ‘ganhe dinheiro’.
Abaixo da barra de pesquisa o Pinterest sugere vários complementos para o termo buscado. Veja abaixo:
Os termos sugeridos para a pesquisa ‘ganhe dinheiro’: Em casa, na Internet, Lendo livros, Em casa comida, etc.
Essa é uma maneira de encontrar ideias de conteúdo e as palavras-chave certas para segmentar!
A lista de palavras-chave acima mostra a ordem das pesquisas mais populares. Como você pode ver, “Em casa” é a primeira palavra recomendada que o Pinterest está usando para restringir a pesquisa do usuário. Esta é, portanto, uma ótima palavra-chave para atingir.
DICAS GERAIS PARA SELEÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVE DO PINTEREST:
- Como regra geral – as palavras-chave sugeridas no início do resultado da busca por palavras-chave são as mais populares.
- Adicione palavras-chave descritivas complementares – veja a lista de resultados de palavras-chave para isso.
- Inclua palavras-chave no título do Pinterest e na descrição do pin
Uma ressalva: o Pinterest nem sempre mostra essas palavras-chave sugeridas para todos os nichos e tópicos atualmente. Então, aqui estão algumas dicas:
Tente sua pesquisa por palavra-chave em um navegador diferente.
Use o Pinterest para celular e tente sua pesquisa novamente. Às vezes isso funciona.
Use a ferramenta Pinterest Trends.
FERRAMENTA DE TENDÊNCIAS NO PINTEREST
A ferramenta Pinterest Trends pode ser muito poderosa e é uma outra maneira de encontrar as melhores palavras-chave para atingir.
A ferramenta indica o volume de pesquisas ao longo do tempo, o que o ajudará a decidir as palavras-chave a priorizar para o título e a descrição do pin.
Entretanto e infelizmente o Pinterest Trends ainda não está disponível no Brasil.
DESCRIÇÃO DO PIN: O QUE VOCÊ DEVE INCLUIR?
A maior pergunta que recebo das pessoas é “o que devo colocar na descrição do meu pin?”
A resposta, na verdade, é bastante simples. A descrição do pino ou pin deve ser composta por 4 componentes.
- Palavras-chave
- Copy atraente para a solução de problemas
- Um apelo à ação: CTA (Call to action)
- Hashtags Relevantes
Vamos entrar nisso com mais detalhes.
>>> Aproveite para ler também: Como criar PINs do Pinterest que recebem muitos cliques
PALAVRAS-CHAVE NO PINTEREST
Acima, falamos sobre como encontrar palavras-chave, então vamos discutir como você deve usá-las em suas descrições.
- Você está adicionando palavras-chave em suas descrições para ajudar os usuários do Pinterest a encontrar seu conteúdo na pesquisa, mas também lembre-se de escrever a descrição de forma que os usuários sejam incentivados a clicarem em seu conteúdo. Dito isso, sinta-se à vontade para adicionar mais algumas palavras-chave relacionadas ao final desse parágrafo “user-friendly”.
- Segmente algumas das principais palavras-chave e adicione alguns termos descritivos também.
- Escreva uma descrição de pin diferente para cada criativo diferente. Isso lhe dá a oportunidade de segmentar várias palavras-chave e ver qual tem o melhor desempenho para você.
Dica! Ao criar vários pinos para uma postagem de blog específica, você PODE reutilizar a descrição e o título de um pino, mas apenas faça isso se tiver outra descrição de pino (em um design de pino diferente) que está funcionando muito bem.
Obs. Preferimos o termo “pin”, mas utilizamos em número menor o termo “pino” para sermos encontrados também quando as pessoas buscarem esse termo.
Vá para o seu Pinterest Analytics e olhe para seus pins superiores para ver quais pins / descrições de pins estão gerando mais impressões.
FAÇA UMA COPY QUE RESOLVA PROBLEMAS E SEJA CONVINCENTE
Ao escrever suas descrições de pin, lembre-se da sua audiência e, portanto, certifique-se de escrever sua descrição de uma forma que seja útil e que descreva facilmente sua postagem no blog.
Além disso, certifique-se de não revelar todos os detalhes no pin, pois você deseja que as pessoas cliquem para saber mais.
CHAMADA PARA A AÇÃO
Na descrição do seu pin, teste dizer às pessoas o que você deseja que elas façam. Você poderia usar alguns desses exemplos …
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O tópico da postagem do seu blog o ajudará a determinar a melhor frase de chamariz para a descrição do seu pin.
PINTEREST SEO: PARA PASTAS, NOME DO PERFIL E DESCRIÇÃO
PASTAS DO PINTEREST
Usar palavras-chave em descrições de pins não é a única maneira de dizer ao Pinterest do que se trata o seu conteúdo. Você também pode incluir as palavras-chave certas em seus painéis do Pinterest.
Isso inclui o uso de palavras-chave em:
- O título da pasta
- A descrição da pasta
Você vai utilizar a mesma técnica que usou para pesquisar as melhores palavras-chave para descrições de pins para criar o título e a descrição dos seus painéis.
Você pode adorar criar nomes exclusivos para seus painéis do Pinterest, mas se as pessoas não estiverem usando esses termos para pesquisar, isso não o ajudará a obter mais visualizadores e seguidores.
Dica sobre pastas do Pinterest! Certifique-se de que suas pastas são nichos, pois é assim que as pessoas procuram – por tópicos específicos de nichos. Então, se você escreve muito sobre diários com marcadores, tenha um quadro para isso. Ou se você escreve muito sobre produtividade, seja mais específico e crie mais nichos de mercado, ou seja, produtividade para empresas, gerenciamento de tempo para mães, etc.
PERFIL NO PINTEREST
Use seu perfil no Pinterest para descrever como você pode ajudar seu público ideal.
Isso inclui o nome e a descrição do seu perfil.
Pense no conteúdo com melhor desempenho para você e use essas palavras-chave para descrever do que se trata sua conta e seu conteúdo.
PINTEREST SEO: DICA FINAL
Pinterest é uma arte, não uma ciência, então eu o encorajo a testar, testar e testar.
Teste várias palavras-chave para ver o que funciona para o seu conteúdo. Projete vários pins diferentes para cada artigo ou produto para que você possa testar quais designs obtêm a melhor taxa de cliques.
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