Como estruturar uma comunicação com a cara da sua marca

Logotipo e paleta de cores, por incrível que pareça, fazem parte da última etapa para estruturar uma comunicação com a cara da sua marca.

Como já falamos, é importante lembrar que uma marca é mais do que apenas um logotipo. Para conseguir comunicar a sua identidade, você precisará construir uma base que o ajude a entender por que sua marca existe e a quem ela serve. 

Feito isso, você pode entrar no assunto tático. Compartilharemos algumas dicas para ajudá-la a construir essa base, bem como uma lista de verificação de marca que você pode usar para construir sua marca – sozinha e enquanto o orçamento não melhora para contratar uma profissional especializada.

Como estruturar uma comunicação com a cara da sua marca
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Descubra o que você faz e por que você é única

A identidade e a personalidade da sua marca têm um efeito cascata no resto do seu negócio. Eles orientam os produtos ou serviços que você vende (e como você os vende). Eles são a razão pela qual seus clientes escolhem você em vez de seus concorrentes. Eles influenciam a forma como você se comunica com seu público. Não tem certeza do que deseja compartilhar sobre o que o torna diferente? Temos algumas dicas para você.

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Defina o propósito da sua empresa 

  • Por que sua empresa existe? 
  • Quem você está almejando alcançar? 
  • Por que você/sua marca é valiosa? 

Faça a si mesma essas perguntas para que possa descobrir a missão e / ou propósito de sua empresa. 

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Mantenha-o simples e específico

Mantenha o seu propósito simples e específico. Não há necessidade de tentar reinventar a pólvora para aprimorar sua declaração de missão. Algo simples e específico é muito mais forte. 

Veja como o Pinterest descreve a si mesmo: O Pinterest é a plataforma de descoberta visual. É onde você encontra e faz o que ama. Com o Pinterest, você pode descobrir coisas úteis e relevantes para se inspirar a fazer o que mais gosta. Nossa missão é ajudar as pessoas a descobrir e fazer o que amam. E a melhor parte é que estamos apenas começando.

Eles falam claramente sobre o que fazem, para quem é o Pinterest e o que os torna especiais.

Esse é um passo fundamental para criar uma comunicação com a cara da sua marca. E, por mais que possa parecer que não é o momento de definir a missão da sua marca, faça! E, mude sua missão sempre que precisar. Ou seja, sempre que você perceber que a missão da sua marca mudou.

Inclusive, se você ainda não conhece a plataforma ou ainda não está usando o Pinterest para crescer o seu negócio, faça nosso curso gratuito:

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Alcance seu público-alvo por meio da voz da sua marca

Depois de descobrir a missão da sua marca, é hora de mergulhar fundo na voz da sua marca para estruturar uma comunicação com a cara da sua marca.

As palavras e o tom que você escolher refletirão a voz da sua marca e você pode usar isso para orientar suas outras mensagens. 

A voz da sua marca é como você fala e se conecta com seu público. Sua voz é espirituosa e divertida? Autoritário e profissional? Doce e esperançoso? Seja o que for, a voz da sua marca precisa ser genuína . 

Quando você é genuíno, cria uma experiência autêntica com seus clientes. Isso fará com que seus clientes voltem sempre para você (fidelidade à marca!). 

A voz da sua marca - como estruturar uma comunicação de marca que reflita a sua essência

Se você se esforçar demais ou falar em uma voz que não faz sentido para sua marca, seu público saberá. E isso os afastará muito rapidamente. 

Uma dica: não tente alcançar muitos públicos de uma vez. Se sua voz estiver dispersa, você não alcançará ninguém com a mesma eficácia e seus esforços serão em vão. Concentre-se no seu público-alvo e fale com ele. Pode parecer que você está excluindo outras pessoas, mas lembre-se de que você deseja atingir o máximo de seu público-alvo. 

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Crie uma experiência coesa com recursos visuais

Os recursos visuais são uma grande parte da sua estratégia de marca, como você provavelmente já sabe. Mas o visual deve ser a última parte do quebra-cabeça. Esta parte da sua marca anda de mãos dadas com a voz da marca: juntas, elas formam a personalidade da sua marca. Quando todos esses detalhes estão corretos, você cria uma experiência de marca sólida para o seu público. 

Sim, você pode dizer muito sobre o que faz por meio de opções de cores, fontes, logotipos e fotos, mas certifique-se de que a base acima esteja lá antes de chegar a este estágio. 

A parte visual deve ser a última etapa para estruturar a comunicação com a cara da sua marca

Recomendamos começar com um quadro para ajudá-lo a reunir toda a sua inspiração visual para criar uma marca coesa.

Então, é hora de escolher os elementos de sua marca visual, como: 

  • Logotipo. Pode ser uma versão estilizada do nome da empresa ou um símbolo que você acredita que englobe sua marca e seu propósito.
  • Cores. A maioria das marcas tem 3 cores principais e você pode adicionar extras em determinados momentos. Apenas não se afaste dos três principais. Existem muitos esquemas de cores de marcas para inspirar você no Pinterest
  • Fontes e tipos de letra. Encontre uma fonte que seja fácil de ler, que inclua como você deseja que as pessoas “sintam” ao vê-la e que seja fácil de colocar em seu site, materiais de marketing, etc.
  • Imagens gráficas. Isso é o que carregará sua marca sem palavras, e você as usará mais do que quaisquer outros elementos de sua marca. Preste atenção ao que você usa, em vez de se contentar com algo “meio que funciona”.

Boas notícias: há muitas ferramentas para ajudá-lo a criar imagens de marca. Recomendamos começar com o Canva .

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O Canva é uma ferramenta popular de design gráfico, graças à sua biblioteca de modelos, fontes, textos, ícones e layouts. 

Use um Mood Board para se manter coerente

Você descobriu sua missão, sua voz e a aparência de sua marca. Ótimo! Agora … é hora de lembrar tudo isso e mantê-lo consistente em seus negócios. Criar um Mood Board é uma forma útil de manter a estratégia de sua marca no caminho certo. 

Você pode incluir:

  • Logotipos da sua marca
  • Cores, padrões e texturas
  • Ícones e elementos gráficos
  • Fontes
  • Fotos

Sempre que você criar um novo conteúdo ou aumentar sua equipe no futuro, poderá usar o Mood Board da sua marca como uma referência para manter a consistência da marca. 

O segredo é ser consistente e criar uma experiência de marca que as pessoas lembrem. Você pode fazer isso com as ferramentas ao seu alcance. Boa sorte e boa marca!

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Isa Tenga