Elaborar uma identidade de marca para negócios digitais deve ser uma das primeiras coisas a fazer depois de decidir que deseja começar nesse mercado.

Como já falamos por aqui, a marca não é apenas sobre o logotipo. Essa é uma das etapas finais de todo o processo. 

Branding é sobre o que você deseja que as outras pessoas digam quando virem sua empresa.

É como pensar em um amigo e descrevê-lo para outra pessoa.

Você deseja definir bem sua marca desde o início. 

Fazer isso corretamente significa que as pessoas estarão dizendo o que você quer que elas digam sobre a sua marca!

Como Criar uma Identidade de Marca que te represente

Aqui estão os primeiros passos para criar sua marca com a sua cara.

Veja também: Como estruturar uma comunicação com a cara da sua marca

Comece com algumas perguntas

Com uma folha de papel em branco (ou um novo documento em um editor de textos), deixe dois espaços. Um será denominado “pessoal” e o outro “empresarial”.

Em “pessoal”, comece a escrever cada coisa que vier à sua mente sobre você. Liste coisas como quem você é como pessoa e profissional, habilidades que possui, sua personalidade, seus interesses e suas paixões ou hobbies.

Importante: Não seja meticuloso com suas palavras e não as edite.

Em seguida, preencha o espaço “empresarial”. Liste o tipo de pessoa que você deseja ajudar, como pode ajudá-las e por que deseja ajudá-las.

Banner-canva-para-negócios-crie-designs-atraentes

Escolha 3 palavras para descrever sua Marca

Agora, você precisa refinar o que escreveu. Volte e examine seu questionário e circule as palavras que apareceram. Você tem alguma palavra repetida?

Qual é o tema que você está começando a ver?

  • Sua primeira palavra deve descrever uma personalidade. Talvez seja “divertida”, “confiante” ou “enérgica”.
  • Sua segunda palavra deve ser um adjetivo ou algo visual. Algo como “colorido”, “lindo”, “original”.
  • Sua terceira palavra deve ser sobre seu serviço, o que você faz ou o que pode oferecer. Os exemplos são “arte”, “letras à mão”, “web design” ou “consultoria”.

Quer criar designs incríveis e atraentes com o Canva? Saiba mais sobre o Curso Canva para Negócios!

Crie um Mood Board

O Pinterest é o lugar mais fácil para você buscar referências para criar o Mood board da sua marca.

Se você busca um pouco de inspiração, veja o Mood Board que montei aqui para o Foco no Digital.

Primeiro, encontre fotografias que falem com você. Em seguida, procure fontes e citações. Salve pins (ou fotos) que expressem o seu estado de espírito e a essência da sua marca. Faça do seu jeito. 

Finalmente, encontre cores que ressoam sua personalidade. Escolha aqueles que a deixam feliz. 

Você começará a ver um tema. 

Você pode ainda ler sobre psicologia das cores. Isso a ajudará a escolher uma cor com base no clima que deseja trazer.

Para facilitar, veja abaixo um guia rápido para psicologia das cores:

  • Amarelo: Atenção, Felicidade, Calor
  • Vermelho: Paixão, Ação, Urgência
  • Roxo: Nobreza, Sofisticação, Espiritualidade
  • Verde: Meio Ambiente, Saúde, Dinheiro
  • Cinza: Neutro, Autoridade, Praticidade
  • Laranja: Criatividade, Diversão, Alegre
  • Rosa: feminino, gentil, inocência
  • Azul: confiança, poder
  • Preto: Ousadia, Elegância, Seriedade
  • Marrom: Natureza, Simplicidade, Utilidade

Um quadro visual cheio de inspiração é a melhor maneira de ter uma visão geral da sua marca de uma só vez.

gratuito-10-modelos-pins-banner
CLIQUE AQUI

Sonhe com Seu Cliente

É hora de falar sobre detalhes sobre o cliente, leitor ou cliente dos seus sonhos. Você respondeu às perguntas na primeira parte do artigo sobre a quem deseja servir. É hora de restringir a uma (sim, apenas uma) pessoa fictícia: seu avatar.

Falamos sobre isso, neste outro artigo: 5 etapas para encontrar seu nicho de negócios e definir seu cliente ideal

Então, quem é essa pessoa? Dê a ela um nome, ocupação, idade, localização, relacione seus hábitos, preferências, etc.

Agora resuma o que você escreveu. Pense em sites com uma seção chamada “Para quem se destina”. Eles descrevem quem, em tese, obtêm o maior valor deste negócio. E é essa pessoa que você deve descrever aqui.

Defina o propósito da sua empresa 

É aqui que nos aprofundamos mais no “por que” você está no mercado. 

  • Por que sua empresa existe? 
  • Quem você está almejando alcançar? 
  • Por que você/sua marca é valiosa? 

Faça a si mesma essas perguntas para que possa descobrir a missão e / ou propósito de sua empresa. 

Algumas de suas respostas podem se repetir e se sobrepor a outras respostas. Mas isso é bom. Você estará reforçando valores e crenças.

Como Criar uma Identidade de Marca que te represente

Veja a missão do Pinterest:

Nossa missão é levar a todos a inspiração para criar uma vida que amam. Acreditamos que criar um lugar que seja positivo, visualmente atraente e sempre em crescimento pode melhorar a vida das pessoas.”

JUNTE TUDO

Parabéns! Você abordou os pontos básicos de um Mood Board. Não é fácil e é um processo extenso.

No entanto, uma vez que você tenha realmente definido para quem e para que está trabalhando, isso excluirá qualquer coisa que não esteja no foco da sua marca. 

Uma marca com curadoria é uma marca contagiante. Se você for muito genérico, não atrairá o cliente dos seus sonhos.

E, assim que você estiver com grana, sugiro investir em um designer, para dar à sua marca um visual sofisticado. Vale investir!

Salve esse post no Pinterest para ver depois:

Como Criar uma Identidade de Marca que te represente

Veja também:

>>> Aumente o tráfego do seu site e a classificação no Google com estas 5 dicas fáceis de SEO

>>> 4 maneiras de criar novas ideias de conteúdo

Quer criar designs incríveis e atraentes com o Canva? Saiba mais sobre o Curso Canva para Negócios! Um treinamento 100% online, que ensina clique a clique como criar um conteúdo incrível para as suas Mídias Sociais com o Canva. São mais de 200 aulas em vídeo.

Isa Tenga