Se você deseja ter sucesso em qualquer negócio, precisa de uma marca forte.
Seja uma marca pessoal ou uma marca comercial.
Então… o que é uma marca?
O que é uma marca?
Existem alguns conceitos errados sobre o que é uma marca.
Uma marca é muito mais do que um logotipo bonito.
É como as outras pessoas veem o seu negócio. É a aparência geral.
O branding consiste na missão, visão e valores essenciais de sua marca.
Além disso, a marca é sobre como você é diferente de outras empresas.
É o valor exclusivo que você dá aos seus clientes, sua voz e, o mais importante, sua personalidade.
Vejamos o seguinte exemplo: Você adora café. Todas as manhãs, antes de ir para o trabalho ou para a faculdade, você vai ao seu café favorito para comprar seu macchiato. Agora, é importante indicar que esta cafeteria não é a mais próxima de sua casa. Você realmente tem que fazer um esforço e caminhar 10 minutos até este lugar. Se você quiser, pode tomar um café na cafeteria mais próxima. Um lugar sem alma com uma fila enorme. Na verdade, sua amiga Pat adora esse lugar! É tão chique e vibrante. Mas você ama o outro lugar – é silencioso e o café é muito melhor. Então, qual lugar é melhor? A resposta é: ambos são.
Depende apenas do cliente e seus valores.
E, observe – eles têm personalidades diferentes – o lugar pequeno, aconchegante e amigável versus o lugar grande, brilhante e moderno.
Por que a marca é importante?
Uma marca forte serve a vários propósitos. Em primeiro lugar, aumenta o reconhecimento da sua marca.
É fácil reconhecer o logotipo da Michael Kors ou da Louis Vuitton em uma bolsa, não? É simples, mas memorável.
Em segundo lugar, as pessoas são mais propensas a comprar de uma empresa que parece legítima e tem uma aparência elegante.
👉 Veja também: Como Criar uma Identidade de Marca que te represente e Como estruturar uma comunicação com a cara da sua marca
Lembre-se: marcas premium podem cobrar preços premium.
Por último, mas não menos importante, o branding torna mais fácil adquirir novos clientes. Se uma pessoa realmente gosta de seus serviços ou produtos, certifique-se de que ela o recomendará.
Você consegue imaginar alguém recomendando um site de baixa qualidade ou com logotipo estranho? Acho que não.
O que é uma identidade de marca?
Se você está lendo isso, pode pensar “Ah, mas eu tenho um logotipo e uma paleta de cores, portanto, tenho uma marca. Então, do que você está falando?”
Não, isso não é branding, esta é a sua marca identidade.
São os recursos visuais que você usa para comunicar seus principais valores, crenças e visão.
Às vezes, as pessoas usam a palavra branding para realmente descrever a identidade da marca.
O objetivo de uma identidade de marca é estabelecer diretrizes e definir consistência.
Seu negócio online, blog ou o que quer que você esteja tentando lançar online não durará sem uma marca bem executada. Você precisa ser consistente.
Aqui está uma lista de alguns itens comuns normalmente incluídos em uma identidade de marca:
- O logotipo principal
- Uma variação do logotipo (cores ou formas diferentes)
- Tipo(s) de letra
- Paleta de cores
- Imagens de marca
- Uma biblioteca de elementos gráficos
- Uma biblioteca de modelos de mídia social
Agora que você já sabe o que é branding e que ela é muito mais que seu logotipo, veja Como estruturar uma comunicação com a cara da sua marca