Se você está procurando dicas sobre como obter mais seguidores no Pinterest e aumentar seu público, esse post é para você! 🙃
Você pode ter o site mais fabuloso e as ofertas mais incríveis, mas se ninguém souber que você existe, todo o esforço terá sido em vão. Portanto, divulgar suas ofertas online é crucial.
E, usar plataformas de mídia social é uma ótima maneira para fazer marketing eficaz. Mas, engana-se quem acha que o Pinterest é uma plataforma de mídia social. O Pinterest é uma plataforma de pesquisa, assim como o Google. E, assim como ele, tem uma capacidade enorme de trazer tráfego para o seu site.
O Pinterest é um dos meus queridinhos por vários motivos:
- Em primeiro lugar, adoro o Pinterest porque … lindas imagens e muita inspiração!
- Posso montar uma coleção com minhas referências preferidas!
- Traz ótimos resultados para negócios online.
- A missão do Pinterest é linda “levar inspiração para as pessoas criarem uma vida que elas amem.”
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Alguns dados sobre o Pinterest:
*** Em 2020, o Pinterest atingiu a marca de mais de 400 milhões de pessoas usando o Pinterest todos os meses. Isso torna o Pinterest maior que plataformas de mídia social, como WhatsApp, LinkedIn, Snapchat e até mesmo o Twitter no ranking.
*** Uma pesquisa conduzida pela TalkShoppe com mais de dois mil usuários da ferramenta mostra que mais de 91% deles diz que o Pinterest é um lugar positivo. 83% dos usuários se sentem confiantes ao usar o Pinterest (em outras plataformas, apenas 49% dizem o mesmo). Além disso, 9 em cada 10 clientes encontra inspiração e ideias para suas vidas no aplicativo. Essa é a cara do Pinterest: leveza e inspiração.
*** Mais de 39% das famílias que usam o Pinterest têm uma renda de U$ 75.000 ou mais, e as pessoas com formação universitária têm duas vezes mais probabilidade de usar o Pinterest, de acordo com um estudo da Pew Research.
*** Estudos da Hootsuite também mostraram que 98% das pessoas saem e experimentam as ideias que encontram no Pinterest.
*** Segundo o site Olhar digital, no Brasil, mais de 9 milhões de ideias são incluídas todos os dias na ferramenta pelos 38 milhões de visitantes únicos mensais (de acordo com dados da comScore). Globalmente, o aplicativo tem mais de 200 bilhões de pins disponíveis e oferece bilhões de recomendações personalizadas todos os dias.
De acordo com uma pesquisa do próprio Pinterest:
*** 9 entre 10 pessoas (quase todos entrevistados) descreveram o Pinterest como um lugar repleto de positividade. E 85% disseram que acessam a plataforma quando querem começar um novo projeto. Somente 26% disseram o mesmo sobre canais de mídia social.
*** As pessoas também consideraram o Pinterest ótimo para encontrar ideias: 64% delas descreveram o Pinterest como um lugar para buscar ideias, produtos ou serviços em que possam confiar. Isso é mais do que o dobro dos que disseram o mesmo sobre mídias sociais.
Então, deixe-me explicar isso para você. Os usuários do Pinterest têm nível educacional elevado, têm dinheiro para gastar, estão em busca de ideias e compram com base no que encontram no Pinterest. Imagino que agora você esteja convencido que você deve usar a plataforma para o seu negócio e trabalhar para aumentar o número de seguidores lá?
ENTÃO, COMO POSSO OBTER MAIS SEGUIDORES DO PINTEREST?
Primeiro, você precisa entender como as pessoas encontram conteúdo no Pinterest.
O tráfego no Pinterest é impulsionado pelos resultados da pesquisa. Quando as pessoas vão ao Pinterest, elas procuram tópicos e informações por meio do mecanismo de busca do Pinterest. O Pinterest é menos uma plataforma de mídia social e mais apropriadamente descrito como um mecanismo de busca visual – é, inclusive, assim que a plataforma se define.
No topo de cada página do Pinterest há um campo de “pesquisa”, para que você digite as palavras ou frases que descrevem o que você está procurando. Depois de digitar sua frase e obter os resultados, você pode classificar os resultados por “Pins, Seus Pins, produtos, vídeos, pessoas (perfis) ou pastas“, conforme mostrado na imagem abaixo.
Então, o que isso significa é que, depois de inserir sua frase ou termo de pesquisa, você pode ver os pins que as pessoas postaram sobre o tópico escolhido.
Ou ver os seus pins sobre o assunto.
Ou obter resultados de vídeos.
Ou, talvez, olhe para os perfis de pessoas que postam muito sobre esse assunto.
E por fim, navegue em pastas dedicadas a esse assunto.
Muitas opções de pesquisa !!! E isso me leva à minha primeira sugestão sobre como conseguir mais seguidores no Pinterest.
👉 Veja também: Pinterest SEO: dicas para aumentar o Tráfego do seu blog em 2021
1) ADICIONE PALAVRAS-CHAVE EM SEUS PINS, PASTAS E PERFIL
Como o Pinterest é um mecanismo de busca, sugiro que você dedique um bom tempo otimizando sua conta do Pinterest com palavras-chave e frases-chave de cauda longa que ajudarão seu público ideal a encontrar você.
Assim que sua conta e seus pins forem otimizados para SEO, as pessoas começarão a encontrá-la nos resultados de pesquisa!
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2) POSTAR REGULARMENTE VAI ATRAIR MAIS SEGUIDORES NO PINTEREST
Pinterest adora uma conta ativa. Ao entrar todos os dias e compartilhar alguns pins e adicionar conteúdo aos seus painéis (=pastas), você ganhará o coração do Pinterest e eles começarão a recomendar seu conteúdo a outras pessoas.
E, por falar nisso, se você não tem tempo para entrar pessoalmente no Pinterest todos os dias, pode sempre agendar seus pins por meio do próprio Pinterest ou pelo Canva.
3) POSTE E REPINE PINS RELACIONADOS AO ASSUNTO DA SUA CONTA
Para o Pinterest, é importante selecionar pins e pastas relacionados aos tópicos de interesse escolhidos. O Pinterest estuda tudo o que você posta e tenta desenvolver uma noção do que é seu conteúdo e de quem terá interesse nele.
Portanto, dê aos algoritmos do Pinterest uma imagem clara ao permanecer no seu tópico, nos assuntos principais da sua conta.
Se você postar sobre pássaros raros, corridas de bicicletas e arte abstrata no mesmo perfil, o Pinterest terá dificuldade em descobrir exatamente quem é seu público.
Certifique-se de que seus repins sejam de ótima qualidade. Não se esqueça de visitar os pins (dar um clique nele) antes de repostá-lo para garantir que eles sejam sites legítimos com conteúdo valioso na outra extremidade. Os pins de spam prejudicam você nos algoritmos, portanto, evite-os.
👉 Veja também: 12 maneiras estratégicas de usar o Pinterest
4) SIGA PESSOAS E PASTAS QUE FOCAM NAS SUAS PALAVRAS-CHAVE
Em primeiro lugar, isso ajuda o Pinterest a entender os tópicos e palavras-chave que interessam a você.
Mais importante, se você seguir pessoas e pastas que compartilham seus interesses e usar as mesmas palavras-chave, essas pessoas receberão uma notificação de que você as seguiu. Como você compartilha interesses, é muito provável que eles o sigam de volta para que possam se beneficiar de seu conteúdo. Voila! Mais seguidores!
5) PUBLICAR UM CONVITE EM SEUS ARTIGOS DE BLOG
Convide as pessoas que lêem seus posts para seguir seu perfil do Pinterest ou pastas individuais. Quando escrevo postagens de blog relacionadas a pastas que tenho no Pinterest, faço um esforço para incluir links para essas pastas do Pinterest no blog.
“Eu coletei todos os tipos de links e informações excelentes sobre Pinterest (aqui você coloca o assunto da sua pasta) aqui na pasta Dicas de Pinterest (nome da sua pasta) no perfil do Foco no Digital no Pinterest. Você pode seguir esse quadro clicando aqui. ”
Dê a eles um link e torne super fácil para eles seguirem você! Aqui está o perfil do Foco no Digital no Pinterest: https://br.pinterest.com/foconodigital/. Agora clique em Seguir!
Você também pode criar uma imagem “Siga-me” para o seu blog que convida as pessoas a visitarem o seu perfil do Pinterest e colocar na barra lateral do seu blog. Vincule a imagem ao seu perfil do Pinterest para que tudo o que eles precisem fazer seja clicar.
A propósito, se você não está me seguindo no Pinterest, basta clicar na imagem acima e conectar-se ao FnD (Foco no Digital)!
6) COLOQUE UM CONVITE NA SIDEBAR DO SEU BLOG
Você pode usar uma imagem semelhante na barra lateral dos artigos ou páginas do seu blog para convidar pessoas a se juntarem a você no Pinterest. Embora os gráficos e as imagens da barra lateral sejam um pouco menos eficazes agora do que eram anos atrás, eles ainda lhe renderão uma porcentagem de cliques, especialmente se o seu conteúdo realmente ressoar com seus leitores.
7) USE UM APLICATIVO OU PLUGIN DE CONVIDAR
Se você estiver usando o WordPress para o seu blog, terá acesso a uma variedade de aplicativos e plug-ins que podem ajudá-lo a divulgar suas contas de mídia social.
Se você deseja apenas alguns botões ou ícones bonitos em sua barra lateral ou navegação de cabeçalho com links para suas contas de mídia social, você pode encontrar dezenas de plug-ins gratuitos para isso.
Indiquei na imagem abaixo onde fica o ícone para o Pinterest do FnD na home page.
8) USE UM PLUGIN PARA CRIAR CONVITES POP-UP
Outra opção é instalar um plugin para criar convites pop-up para seus visitantes seguirem você no Pinterest.
Você pode usá-los também para oferecer iscas digitais e ofertas relacionadas com as páginas que visitam.
9) ADICIONE UM LINK EM SEUS E-MAILS ENVIADOS
Não se esqueça das pessoas que já manifestaram interesse em seus tópicos e materiais inscrevendo-se em sua lista de e-mail.
Talvez uma vez a cada seis a oito semanas, adicione uma nota rápida sobre algum tópico de interesse no Pinterest e convide-os a seguir seu perfil com um link, é claro! 😉
10) ADICIONE UM CONVITE AOS SEUS E-MAILS DE RESPOSTA AUTOMÁTICA
E quanto a todas essas novas pessoas que se inscreveram em sua lista de email marketing?
Elas devem receber um convite imediatamente.
Normalmente tento incluir um link para meus hangouts de mídia social no segundo e-mail da minha série de emails automáticos e convido meu novo assinante a me seguir.
11) COMPARTILHE SEU LINK DO PINTEREST EM OUTRAS CONTAS DE MÍDIA SOCIAL
Não tenha medo de postar ocasionalmente um link para sua conta do Pinterest no Facebook, Twitter ou outras contas de mídia social.
As pessoas frequentam diferentes plataformas de mídia social por diferentes motivos. Elas podem amar sua vida no Facebook ou seus Stories no Instagram, mas também podem querer ver seus pins no feed do Pinterest!
Não custa nada compartilhar um link.
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