Quando comecei a definir a cliente ideal para o nicho de negócios que escolhi, a ideia de definir essa ‘cliente ideal‘ nos mínimos detalhes pareceu assustadora.
Achei que, ao fazer isso, estaria rejeitando muitos clientes e negócios em potencial, o que, para uma empreendedora iniciante, é assustador!
Mas me escute. Escolher um nicho de negócios e definir o seu cliente ideal não significa que você tenha que recusar negócios que não se enquadrem em sua categoria. Principalmente se você está começando e precisa de experiência para ganhar dinheiro. Significa apenas que sua empresa tem uma direção mais clara, pois você sabe exatamente quem está tentando atingir e com quem deseja trabalhar.
ENTÃO, POR ONDE VOCÊ COMEÇAR?
ENCONTRE SEUS PRODUTOS / SERVIÇOS DE ALTO VALOR.
Em primeiro lugar, escreva uma lista de todos os serviços que você oferece atualmente.
Exemplo: você é uma webdesigner e designer de marca e seus serviços de design incluem sites, logotipos, cartões de visita, panfletos, folhetos, anúncios, gráficos de mídia social, capa de álbum, gráficos de blog e papel timbrado.
Agora identifique seus serviços de alto valor. Isso não significa necessariamente seus serviços mais caros, mas os serviços que são mais valiosos para seus clientes e são solicitados com mais frequência.
ESTA SERÁ A SUA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO E O PRINCIPAL SERVIÇO DO SEU NEGÓCIO
Além de ser muito mais fácil e menos estressante para você se concentrar em um serviço, você pode começar a prosperar nessa área e se tornar uma especialista. (Lembre-se: as pessoas confiam e procuram especialistas).
Afinal, você não pode ser tudo para todas as pessoas o tempo todo.
SEJA MAIS ESPECÍFICA SOBRE O SEU SERVIÇO
Oferecer um amplo serviço, como web design, é ótimo, mas pense nisso com mais detalhes. No que você é ótima e sobre o que você tem muito conhecimento?
Exemplo :
Que estilo de design de site?
Qual plataforma você usa?
Seu serviço inclui codificação?
Qual é o tempo de espera?
Você é especialista em web design de animação personalizada?
Você fotografa as imagens para os sites ou tem acesso a um banco de dados pago com essa finalidade?
Quanto mais específica você for sobre o serviço que oferece, mais fácil será atrair os tipos certos de clientes. Por exemplo, se você segmentar seus serviços de design de site para o design de site WordPress, você só estará atraindo clientes que têm ou desejam um site WordPress.
ENCONTRE QUEM VOCÊ GOSTA DE TRABALHAR
Obviamente, isso vem com o tempo e a experiência, mas uma vez que você tenha essas duas coisas, será facilmente capaz de apontar os ‘clientes pesadelo’ e os ‘clientes ideais’.
Pense em quem são seus clientes ideais e veja se consegue detectar alguma semelhança. Por exemplo, sua ocupação, sexo, idade, estilo de vida, salário etc.
IDENTIFIQUE UM PROBLEMA COMUM PARA ESSE GRUPO ESPECÍFICO DE PESSOAS
Ao identificar claramente um problema comum para seu público-alvo, você pode simplesmente criar seu produto ou serviço para resolver esse problema. (Isso é basicamente o que são negócios e marketing)
Exemplo: você é uma Web Designer de WordPress e gosta de criar designs femininos. Você sabe que é melhor trabalhar com outras mulheres empresárias e blogueiras de beleza. Você percebe que a maioria das blogueiras de beleza tem dificuldade em tornar seus blogs únicos e atraentes e também não tem tempo para tentar projetá-los sozinhas.
Inclusive, se você estiver procurando um tema para sites com designs femininos como o Foco no Digital, recomendo os temas Bluchic.
CRIE UM PRODUTO OU SERVIÇO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA
Exemplo: você pode criar temas ou modelos WordPress especialmente com blogueiras de beleza em mente. Ou você pode oferecer um design de site WordPress para blogueiras de beleza (certifique-se de que seu portfólio seja totalmente compatível).
Tenha claro o que você oferece, a quem oferece e como isso resolve um problema comum.
Fique ligada: é indicado que você continue a refinar seus serviços e seu nicho de negócios a cada seis meses / ano.
Veja também:
>>> Aumente o tráfego do seu site e a classificação no Google com estas 5 dicas fáceis de SEO
>>> 5 segredos para fazer a copy do seu site vender!
>>> 12 maneiras estratégicas de usar o Pinterest