
Não importa em qual segmento você ou sua empresa atue, é importante monitorar o mercado e encontrar maneiras de se adaptar às necessidades dos seus clientes – e estas, normalmente, mudam. Evoluir suas ofertas permite que você aumente seu público e forneça uma gama de opções que incentivem seus clientes a permanecerem com você em vez de mudar para um concorrente.
Então, como exatamente você se adapta às mudanças no mercado ou no seu público? Uma opção é transformar seus serviços em produtos.
Fazer isso lhe dá uma fonte alternativa de renda — uma que requer muito menos do seu tempo e recursos do que o serviço original voltado para o cliente em si. Ter um fluxo de renda diversificado também torna mais fácil permanecer lucrativo, mesmo com mudanças no mercado.
Quais serviços você deve considerar transformar em produtos? Como você realmente faz essa mudança? E qual é a melhor maneira de anunciar esses novos produtos?
Vamos mergulhar e responder a todas essas perguntas.
Os benefícios de transformar serviços em produto
Se você esta em dúvida sobre a diferença entre um serviço e um produto, vamos a uma breve explicação… Na maioria dos casos, serviços são ofertas intangíveis que permitem que os clientes se beneficiem do seu conhecimento e habilidades. Pense em coaching, consultoria, design e desenvolvimento.
Produtos, por outro lado, são itens físicos ou digitais que o cliente pode comprar e usar por conta própria. Pense em e-books, cursos , modelos e software.
Em muitos casos, os serviços exigem muito tempo e atenção. Quer você esteja interagindo 1:1 com um cliente ou liderando uma sessão de coaching em grupo, você tem que estar ativamente o tempo todo. Além disso, você também tem que investir tempo e energia no planejamento dessas sessões.
Com um produto digital, você pode criar tudo o que precisa com antecedência e então simplesmente empacotá-lo e vendê-lo ao cliente. Os produtos geralmente não exigem personalização ou entrada sua. Você pode padronizar seus produtos e vendê-los aos clientes.
Ao transformar alguns dos seus serviços em produtos, você tem a chance de atrair mais clientes.
Por exemplo, clientes em potencial que não podem pagar o tempo ou o custo de um coaching individual podem ficar animados para comprar um curso que cubra conteúdo semelhante. Da mesma forma, um cliente que não esteja no mercado para seus serviços personalizados de design gráfico pode querer comprar modelos personalizáveis.
Conheça o Produto Campeão de vendas – e que me rendeu R$ 11.780,00 e continua rendendo todo mês – clique aqui
Etapa 1 da Produtização: Identificar Serviços com Potencial de Produto
Então, você decidiu transformar alguns dos seus serviços em produtos — ótimo! O primeiro passo é decidir quais desses serviços podem funcionar bem como um produto. Aqui estão algumas coisas a considerar:
- Padronização: Pense em serviços que poderiam ser padronizados e dimensionados para atingir um grande público. Por exemplo, ofertas de serviços altamente personalizadas podem não ser candidatas ideais.
- Lucratividade: Considere o tempo e o esforço que levaria para criar o produto e o preço que você cobraria. O potencial retorno sobre o investimento é alto o suficiente?
- Concorrência: Faça uma pequena pesquisa de mercado — seus concorrentes oferecem produtos similares? Se sim, você acha que sua oferta pode ser atraente o suficiente para fazer com que clientes em potencial escolham você ao invés de seus concorrentes?
- Proposta de valor: Você consegue definir claramente o valor de uma versão produtizada de um serviço? Será fácil para seu público entender como esse produto pode melhorar suas vidas?
Depois de fazer essas perguntas e decidir quais dos seus serviços podem funcionar como produtos, é hora de decidir com qual deles começar.
Etapa 2 da Produtização: Identifique as Maiores Necessidades do Seu Público
Se você vai fazer todo o trabalho de transformar um serviço em um produto, você quer ter certeza de que seu público irá comprá-lo.
Qual é a maior necessidade do seu público? Este produto potencial a aborda efetivamente?
Você deve ter uma boa ideia das necessidades/desafios do seu público — afinal, os serviços que você oferece agora são projetados para atender a essas necessidades. Mas se você sentir que precisa de mais informações antes de começar o desenvolvimento do produto, você pode sempre pedir um feedback específico .
Pesquisas e enquetes são uma boa maneira de aprender mais sobre o que seus clientes estão procurando. Você também pode olhar avaliações e classificações de suas ofertas atuais para identificar os recursos que seus clientes consideram mais valiosos.
Depois de identificar a necessidade mais comum, você pode criar uma oferta de produto principal que a atenda.
Etapa 3 da Produtização: Desenvolver um Conjunto de Produtos Abrangente
Depois de ter um único produto, o próximo passo é expandir suas ofertas para incluir mais itens. Ter uma variedade de produtos permite que você atraia uma gama maior de clientes.
Veja como um exemplo de conjunto de produtos poderia funcionar:
- Desenvolva um pacote de nível de entrada de modelos de design gráfico. Os clientes podem comprar isso por um preço acessível e ver o valor dos seus produtos.
- Quando eles estiverem prontos para a próxima etapa da jornada do cliente, você pode vender a eles um curso on-line sobre como alterar imagens ou desenvolver seus próprios gráficos.
- O passo final pode ser apresentá-los ao seu serviço de design gráfico personalizado.
Agora você tem três estágios de ofertas que atendem a diferentes tipos de clientes. Se sua oferta original fosse apenas serviços de design gráfico personalizados, você provavelmente teve que trabalhar muito mais para converter um lead em um cliente disposto a pagar por um serviço de tão alto valor.
Com essa configuração, você pode atrair clientes com orçamentos menores. Quando você conseguir que um desses clientes compre seus serviços de design personalizado, você já pode ter vendido um dos dois produtos de nível inferior.
Sua empresa obteve mais lucratividade com um único cliente, e esse cliente teve uma experiência melhor porque teve acesso a ofertas que atenderam às suas necessidades em cada etapa de sua jornada.
Etapa 4 da Produtização: Atualize seu site
Depois de desenvolver alguns novos produtos com base em seus serviços, é hora de disponibilizá-los para seus clientes. Isso significa atualizar seu site:
- Adicione os novos produtos à sua loja online.
- Crie landing pages individuais para cada oferta para que sejam fáceis de encontrar.
- Atualize a navegação para que os visitantes possam acessar páginas de produtos individuais sem precisar navegar por toda a loja.
- Crie um funil de vendas para sua oferta principal de produto.
- Use textos e gráficos para mostrar suas novas ofertas de produtos.
Se você deseja adaptar seu negócio para direcionar mais tráfego para seus produtos e menos para seus serviços individuais, certifique-se de que a hierarquia do site, o texto e o SEO reflitam essa mudança.
Mãos à obra!
